viagem

Da Bahia a Berlim, 8 lugares pra aplaudir o pôr do sol

Por Laura Cesar -

Contemplar o anoitecer é um daqueles pequenos grandes prazeres que não custa nada e sempre enche a nossa alma de alegria. Seja sobre uma canga estendida numa praia paradisíaca, ou no topo de uma montanha no meio do deserto; seja no agito de um rooftop, ou à beira de um rio interiorano, apreciar esse balé de cores no céu sempre nos traz um sentimento extra de esperança. Aqui, convidamos alguns amigos ao redor do mundo pra nos ajudar a elencar 8 destinos que, mesmo localizados em pontos privilegiados, fogem do clichê turístico. Com entrada gratuita, são ótimas opções pra observar o sol fazer seu espetáculo diário.


Mount Maunganui, Nova Zelândia | Crédito: Aaron Radford

Mount Maunganui, Nova Zelândia

São muitas as opções de praias, montanhas e fiordes pra se despedir do dia na Nova Zelândia. Mas é a cidade costeira de Tauranga, na Ilha Norte do país, que esconde um dos entardeceres mais encantadores. No topo do Mount Maunganui, um dos morros mais altos da região com 232 metros de altura, o pôr do sol acontece a partir das 17h. São 360° graus de natureza pura, onde é possível contemplar os tons de azul do mar, a galera pegando onda e a extensa faixa de areia.


Pôr do Sol em Londres | Crédito: Jakub Gojda

Soho, Londres

Durante a noite, restaurantes, bares e danceterias ficam lotadas. Poucos sabem que esse distrito boêmio também abriga um dos sunsets mais bonitos da cidade, oferecendo estilos variados de rooftops para assistir a chegada da noite. Quando a neblina não ocupa o céu, o edifício Stirling Court é uma boa opção pra curtir o entardecer. Quem dá a dica é Fernando Pacheco, correspondente da revista Monocle em Londres.


Signal Hill, Cidade do Cabo | Foto: Andreas Selter

Signal Hill, Cidade do Cabo

Não saia da capital sul-africana sem antes ver a cidade do topo de uma de suas majestosas montanhas. O Signal Hill não é o ponto mais alto da Cidade do Cabo, mas isso não impede que ele ofereça uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região. Os 350 metros de altura dão visão pra uma paisagem árida e selvagem, que se divide entre terra, mar e a Table Mountain, o pico mais famoso da África do Sul.


Klunkerkranich bar, Berlim

Klunkerkranich Bar, Berlim

Apreciar o pôr do sol no agito local, entre uma cerveja e outra, também é prazeroso. O rooftop do Klunkerkranich, um dos mais charmosos bares de Berlim, é uma opção espetacular pra admirar a cidade do alto. As luzes, as flores, o clima de descontração e a vista pro centro destacando a onipresente Fernsehturm, a maior torre de televisão da Alemanha, tornam esse ponto perfeito pra um inesquecível fim de tarde.


Toca do Morcego, Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, Bahia

Um dos atrativos de Morro de São Paulo, localizado a poucos quilômetros de Salvador, é o pôr do sol. O bar Toca do Morcego, escondido num dos picos da ilha, além de oferecer vista privilegiada pro mar, é decorado com esteiras, almofadas, redes e mesas com diversas luzinhas que tornam o momento ainda mais agradável e intimista. Para relaxar, a trilha sonora é bem chill.


Seagull’s Rocks, Croácia

Seagull's Rocks em Pula, Croácia

A praia de Seagull’s Rocks, em Pula, reserva um fim do dia com cenário único que privilegia o som das ondas, o canto dos pássaros e cheirinho de maresia. Pelo menos é o que conta Rosela, moradora da Croácia que nos deu dicas insiders sobre a região. O local também é perfeito pra saltar na água de uma das falésias e explorar algumas das cavernas ao redor. Vale uma atenção extra com as gaivotas, pois elas dominam o ponto.


Pôr do Sol no Vale da Lua | Crédito: Paul Berthelon/Unsplash

Vale da Lua, Deserto do Atacama

O pôr do sol do Vale da Lua, localizado a 19 quilômetros de San Pedro de Atacama, no Chile, acontece em meio às belíssimas dunas e formações rochosas que foram esculpidas pelo vento e erosão com o passar dos anos. O monumento natural inóspito e único, é parada obrigatória para quem planeja conhecer a região.


Pôr do Sol no Rio São Francisco, em Juazeiro | Crédito: reprodução Pinterest

Rio São Francisco, Juazeiro

Para Fábio Seixas, empreendedor e esportista amador, o melhor lugar para assistir o pôr do sol é à beira do rio São Francisco, mais especificamente em Juazeiro, cidade petrolina que fica na divisa da Bahia com Pernambuco. Lá, o fim de tarde com os pés na água é calmo e colorido. "Lembrei bastante da minha infância com essa pergunta", conta.

Foto de abertura: Vale da Lua, no Deserto do Atacama, Chile | Crédito: ViewApart