Solar Vibes

Marca australiana Deus Ex Machina abre sua primeira loja em São Paulo

Por
Adriana Setti

A marca australiana que virou uma espécie de clube — todo mundo quer ter uma peça e fazer parte dela — abrirá sua primeira loja na América do Sul, em São Paulo. Conheça a Deus Ex Machina e entenda o hype.

A marca australiana que virou uma espécie de clube — todo mundo quer ter uma peça e fazer parte dela — abre na próxima semana sua primeira loja na América do Sul, em São Paulo. Aqui, a gente conta a história da Deus Ex Machina, quem é o cara por trás dessa febre e por que ela hypou de Seul à Cidade do Cabo, passando por Biarritz e Los Angeles.

Que nome é esse?

deus ex machina quer dizer, literalmente, “deus surgido da máquina”. Mas, na verdade, é um recurso da dramaturgia antiga que significa dar uma solução mirabolante para um impasse no roteiro de uma obra de teatro.

A cara de Deus

O criador de Deus é o australiano Dare Jennings, 77, que começou pintando umas camisetas que falavam de sexo, drogas, rock and roll e surf e acabou criando a Mambo, uma gigante do surfwear.

Sempre na onda certa

Jennings também fundou o selo Phantom Records, que lançou algumas bandas de rock australiano que bombaram nos anos 1980, como Sunny Boys e Hoodoo Gurus.

Crise de meia idade

Em 2000, Jennings resolveu vender a Mambo pra se dedicar ao que realmente curtia: customizar motos e acessórios. Com US$ 25 milhões no banco, fundou a Deus Ex Machina em 2006 sem grandes pretensões.

Da garagem à praia

O “Temple of Simple Pleasures” original, em Sydney, era um mix de oficina mecânica, loja e café, que acabou atraindo a galera do surf e trazendo a Deus para a praia. E é aí que Bali, quintal dos ozzies na Indonésia, entra na história. Pilotada pelo mítico fotógrafo de surf Dustin Humphrey na região de Canggu, no sul de Bali, a Deus Temple of Enthusiasm não só customiza motos e faz pranchas, como é uma grande embaixada do lifestyle Deus, com um mix de coworking, galeria de arte, bar, loja…

Da Austrália para o mundo

Com essa combinação improvável de gasolina e sal, a Deus ex Machina se espalhou pelo mundo e já tem lojas e cafés de Los Angeles a Seul, passando por Biarritz e Cidade do Cabo.

Mistério perto do fim

Programado para abrir na próxima semana, o primeiro endereço no Brasil será na Av. Rebouças, 3658, em Pinheiros, SP. A marca ainda não divulgou muitos detalhes, mas já adiantou que terá capacetes pintados à mão, área aberta e um restaurante de respeito.