A quinta edição do festival ocorre entre os dias 17 e 19/5 em Brumadinho (MG). MC Tha, Castello Branco e as festas Mareh, Rara e Alta Fidelidade também estão confirmados
O festival mais legal, bonito e sincero do Brasil chega a sua quinta edição com um line-up irretocável. Se em 2016 Caetano Veloso, debaixo de uma fina chuva, fez a gente chorar; em 2017 Jorge Ben Jor transformou o Magic Square em pista de dança; e em 2018 foi a vez de Elza Soares mostrar o poder de suas voz e versos, a quinta edição do MECAInhotim, que ocorre entre os dias 17 e 19/5 no maior museu a céu aberto do Brasil em Brumadinho (MG), terá como principais atrações Gilberto Gil, Céu e Duda Beat. Que mistura! Os ingressos podem ser comprados aqui. E é bom correr que o passaporte para o 1º lote está acabando.

Aos 76 anos, Gil vai mostrar os temas do seu novo disco, “OK OK OK”, lançado no ano passado e cujas composições giram em torno da superação e do renascimento. Mas como costuma ocorrer com as apresentações do MECA, o show deve englobar diferentes momentos da carreira do cantor, compositor e instrumentista baiano. É o que também deve acontecer com Céu, que tem quatro discos de estúdio e composições como “Cangote”, “Lenda” e “Perfume do Invisível” na manga. Já Duda Beat, que fez um dos melhores shows do MECABrennand, em Recife, no ano passado, vem embalada na onipresente “Bixinho”.

E não é só: também já estão confirmados no line-up o cantor, compositor, instrumentista e poeta carioca Castello Branco, que mistura MPB a ritmos eletrônicos; e a paulistana MC Tha, maior expoente do funk atual, além das festas Alta Fidelidade, Rara e a Mareh, do antenado Guga Roselli. Outros nomes, assim com a programação completa de talks, workshops e mostra de cinema devem ser anunciados nas próximas semanas. Como de praxe, as três noites de festa foram cuidadosamente escolhidas para rolar durante a lua cheia no gramado em torno da obra de Hélio Oiticica, onde fica o palco principal.
Além do festival em si, que há cinco anos movimenta e fortalece a economia da região, após a tragédia com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho em janeiro deste ano, o MECA lançou o PróBrumadinho, um fundo de arrecadação filantrópica criado em parceria com a gestora financeira SITAWI Finanças do Bem. As doações podem ser feitas por meio do site probrumadinho.com.br.