Places

As melhores trilhas para explorar Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Quem disse que a ilha é só praia, mar e vela? Veja as nossas dicas para você explorar cachoeiras e alguns dos visuais mais incríveis do Litoral Norte de São Paulo.

Com 85% de seu território coberto por um manto verde, Ilhabela, a cerca de 200 km da capital, é muito mais do que praia e esportes de vela. Aqui, reunimos as melhores dicas de trilhas pra quem curte se embrenhar na natureza. Não se esqueça de levar água, protetor solar e — muito — repelente.

Trilha do Pico do Baepi

A trilha mais desafiadora de Ilhabela tem 7,5 km com subidas íngremes e escadinhas no meio da mata até chegar ao Pico do Baepi (foto de abertura), o sétimo mais alto da Ilhabela, a 1048 metros. O caminho rende uma imersão e tanto na natureza, com bastante esforço na reta final. Mas a recompensa é a vista de quase 360 graus.

Trilha da Água Branca, em Ilhabela (SP) | Foto: Beraldo Leal

Trilha da Água Branca

Delícia de passeio, essa trilha é como um menu degustação de cachoeiras, com boa infraestrutura e fácil acesso, logo na entrada do Parque Estadual de Ilhabela. São cinco quedas e piscinas naturais em apenas 2,5 km de caminhada, com escadas e corrimãos nos trechos mais acidentados.

Praia do Bonete, em Ilhabela (SP) | Foto: Mateus Usero

Trilha da Praia do Bonete

A mãe de todas as trilhas da Ilhabela é um pacote completo. Você passa por cachoeiras, desemboca em uma das praias mais preservadas do Litoral Norte de São Paulo e, de quebra, ainda coloca o corpo em movimento, ao longo de 12 km de caminhada (só de ida).

INSIDER TIP

Pra chegar até o Bonete na boa, saia bem cedo e escolha uma época de pouca chuva — abril a agosto são os meses com menos precipitações — para evitar escorregões na lama. No caminho, pare para curtir as cachoeiras da Laje, do Areado e do Saquinho. Reserve um barco para ir ou voltar se quiser pegar mais leve.
Cachoeira do Veloso, em Ilhabela (SP) | Foto: Ítalo Reis

Cachoeira do Veloso

Essa trilha leva a três paredões majestosos de pedra por onde escoam três quedas d’água. A primeira tem acesso fácil partindo de um camping na Praia do Veloso. A aventura começa a partir daí, pra quem quer chegar até as duas seguintes, caminhando 40 minutos extra montanha acima.

Foto de abertura: Pico do Baepi, Ilhabela (SP) | Crédito: Margarete Vicencia


Corona Paradise

Com Corona Paradise você reserva seu lugar para viver experiências únicas. Hospedagens especialmente selecionadas para você gastar mais tempo curtindo do que planejando sua viagem. São hotéis e pousadas em mais de 25 destinos paradisíacos pelo Brasil.
abandono-pagina
No Thanks