Solar Vibes

21 dicas para você mexer o corpo, cuidar da alma e se alimentar bem nesses dias dentro de casa

Por
Adriana Setti
Em
27 março, 2020

Desde que a pandemia do covid-19 trancou bilhões de pessoas em casa, iniciativas para promover o autocuidado não param de florescer no mundo on-line.

É hora de deixar o sol entrar em casa. A boa notícia é que há várias formas de abrir a janela. Iniciativas para promover o autocuidado não param de florescer no mundo on-line. Para ajudá-lo nessa curadoria, selecionamos 21 plataformas que vêm produzindo e liberando conteúdo especial para que você possa se exercitar, comer bem e cuidar com carinho da sua cabeça, sem sair de casa.

MEDITAÇÃO

Moved by Mindfulness

Instalado em São Paulo, este estúdio pioneiro em Mindfulness (atenção plena) no Brasil está vem oferecendo práticas grátis on-line durante o período da quarentena. As sessões virtuais em grupo acontecem pelo Zoom uma vez ao dia, em horários variados. Cada uma delas é facilitada por um dos profissionais da casa, todos com sólida formação. As inscrições devem ser feitas pelo site. Além das práticas diárias, também oferece cursos on-line (pagos).
movedbymindfulness.com

Tadashi Kadomoto

Proprietário do instituto homônimo, o terapeuta transpessoal Tadashi Kadomoto formou-se em Programação Neurolinguística (PNL) pela Universidade da Califórnia, instituição criada e coordenada por Robert Diltz, um dos precursores da PNL no mundo. Especializado em Hipnose Ericksoniana e com mais de 30 anos de experiência em treinamento comportamental, desenvolvimento e crescimento pessoal, ele está comandando sessões live de meditação diariamente, às 6h e às 20h, pelo seu perfil no Instagram.Também tem feito mentorias gratuitas e postado reflexões sobre o momento atual. Suas práticas também estão disponíveis no app Medite Se.
@tadashikadomoto
tadashi.com.br

Headspace

Com suas animações irresistíveis, o aplicativo de meditação mais bem sucedido de todos os tempos fez uma seleção de meditações úteis e gratuitas para o momento atual, reunidas em na coleção Enfrentando a Tempestade. Algumas delas estão disponíveis no site, em português, mas o material do app do Headspace é mais completo.
headspace.com

Ten Percent

Este app de meditação acaba de disponibilizar um Guia de Sanidade para o Coronavírus através do seu site, com lives de meditação, práticas de meditação gravadas, podcasts, entrevistas e outros recursos com conteúdo direcionado a aliviar estresse, medo e ansiedade. Tudo em inglês.
tenpercent.com

Calm

Outro gigante da meditação on-line, o site também montou a sua coletânea de práticas contra surtos para esses tempos viróticos, disponível no site de forma gratuita, em inglês (ainda que o app também tenha versão em português), na coleção Let’s Meet This Moment Together. Também tem lives de meditação diárias de segunda a sexta por seu canal no youtube e pelo Facebook.
calm.com

Smiling Mind

Este app australiano inteiramente grátis, que tem como único propósito divulgar os benefícios da atenção plena e da meditação pelo mundo, também criou uma página especial em seu site, que explica como a prática pode ajudar neste momento e outras dicas à prova de surto. Em inglês.
smilingmind.com

Simple Habit

Mais um app de meditação que selecionou seu melhor arsenal para enfrentar os tempos atuais, com meditações temáticas que prometem aumentar a imunidade, acalmar o medo e até transformar uma crise em oportunidade. Tudo grátis, em inglês.
simplehabit.com

SAÚDE MENTAL

A Chave da Questão

Inicialmente oferecendo acolhimento pessoal através de atendimento psicológico on-line, o instituto A Chave da Questão recebeu mais de um milhão de acessos em 72 horas, colapsando o seu sistema. A partir de então, direcionou o apoio gratuito a vídeo-aulas e lives diárias pelo Instagram e o Facebook.
achavedaquestao.com

ATIVIDADE FÍSICA

Exercício em casa 

Para não deixar a peteca cair em tempos de reclusão, o site Exercícios em Casa abriu 16 treinos para fazer em casa de forma gratuita, com um mix de yoga, HIIT, funcional, alongamento e o fortalecimento de zonas específicas do corpo. Basta fazer a inscrição através deste link para receber o acesso às aulas.
exercicioemcasa.com.br

BT Fit

Até o dia 31 de março, o conteúdo do ótimo aplicativo BT Fit da academia Bodytech está aberto ao público, grátis. As aulas, de dezenas de modalidades, também podem ser acessadas no site.
bt.fit

Yoga para não surtar

Com mais de 300 mil inscritos em seu canal, a professora de Yoga Pri Leite lançou uma coleção específica para tempos de grande stress, com 10 aulas de 13 a 50 minutos.

Home Fit Home

O canal da personal trainer Bia Affonso no Youtube tem mais de 350 mil seguidores e uma série de aulas grátis. Mas, durante a quarentena, ela também baixou o preço de seu programa de doze semanas de R$ 397 para R$ 100. 

Pure Pilates

Através de seu perfil no Instagram, a rede de academias Pure Pilates está compartilhando aulas completas em lives duas vezes ao dia, que também ficam armazenadas em seu canal no Youtube.

Namu

Até o fim do mês, a plataforma Namu colocou todos os seus cursos em oferta, com até 90% de desconto. Os combos temáticos incluem yoga, pilates, fitness, alimentação saudável, meditação, entre outras modalidades. Seu canal no youtube também tem aulas grátis, dicas de receitas saudáveis e palestras. 

Down Dog

Toda a ótima coleção de aplicativos de bem-estar da marca Down Dog são grátis até dia 1 de abril: Down Dog, Yoga for Beginners, HIIT, Barre, e 7 Minute Workout. Em inglês.

Les Mills On Demand

Temporariamente, mais de 100 treinos em vídeo estão disponíveis através deste link, com aulas de Bodypump, Bodycombat, Bodybalance, cardio e outras modalidades. Em inglês e espanhol. 

COMER BEM

Rita Lobo

A célebre chef brasileira está a mil no Instagram, ensinando como preparar pratos nas lives Rita, Hep! As receitas vão parar no site Panelinha, caso você perca a hora. 
panelinha.com.br
@ritalobo 

Irmãos Torres

Gêmeos e belos, os cozinheiros espanhóis aproveitam enquanto seus restaurantes em Barcelona estão fechados para compartilhar receitas no Instagram (Javier em uma casa e Sergio, em outra). Em espanhol.
@hermanostorres

Massimo Bottura

Um dos chefs mais criativos e carismáticos do mundo, o italiano Massimo Bottura abre a sua casa em lives divertidíssimas, cozinhando com a família, falando pelos cotovelos (quase sempre em inglês), declamando poemas, ouvindo música e o que mais lhe vier à cabeça.
@massimobottura

Dani Garcia

Um dos chefs mais ousados da Espanha, o andaluz Dani Garcia é outro que vem aproveitando o fechamento de suas (muitas) cozinhas pelo país para dar canja no Instagram. Em espanhol.
@danigarcia7

Jordi Cruz

Juri do MasterChef, o guapo Jordi Cruz é um dos mais recentes integrantes do clube dos chefs espanhóis que ostentam três estrelas Michelin. Com saudade da cozinha e das câmeras, ele tem feito lives dando receitas e esbanjando simpatia, conversando com os seguidores enquanto cozinha.
@jordicruzoficial