Um roteiro de praias e outros rolês no Litoral Sul da Paraíba, entre uma sequência de falésias multicoloridas e encontros de rio e mar.
A menos de 30 km de João Pessoa, na Paraíba, Conde ostenta um dos trechos mais cinematográficos do litoral paraibano, com uma sequência invejável de praias protegidas por falésias multicoloridas. Graças à proximidade da capital, frequentemente os visitantes chega só pra passar o dia. Mas vale muito ficar pelo menos quatro noites pra curtir o lugar com calma, ajustando o corpo ao suave ritmo local.
Quanto mais ao sul de Cond, melhor

A sequência de praias é de arrepiar. De norte a sul: Do Amor, Carapibus… Mas a coisa fica séria ao chegar em Tabatinga, um lugar estratégico pra ficar hospedado. O melhor, no entanto, está por vir: a Praia de Coqueirinho, uma baía em forma de meia-lua com uma faixa de areia levemente dourada pontilhada de coqueiros.
Vestido ou não

Posteriormente, mais ao sul, Tambaba é a bela das belas do sul da Paraíba, com formações rochosas peculiares, piscininhas naturais e falésias. De um lado, uma praia sempre agitada. Do outro, território naturista onde reina a tranquilidade, vetado às sungas e aos biquínis. Homens desacompanhados precisam do “passaporte naturista” pra entrar.
Desertinha ao lado

Entre Tambaba e a Praia de Coqueirinho, a Praia da Arapuca ainda é totalmente virgem. Por isso, leve água e comida, desça por uma escadinha roots e esqueça o mundo. Bons pra quem tem pouco tempo, passeios de buggy fazem toda a rota das praias parando em mirantes nas falésias e passando por lugares como o Canyon de Coqueirinho.
Na divisa da Paraíba

Já no município de Pitimbu, na fronteira com Pernambuco, a Praia Bela fica bem na foz do Macatu, de águas escuras e avermelhadas. Tomado por barracas, o ponto onde o rio desemboca na praia fica um pouco congestionado nos fins de semana. Mas o lugar é uma delícia pra nadar no rio ou no mar, além de dar umas remadas de sup.
Rio e mar

Pitimbu tem também outras boas surpresas, como as praias de Barra do Abiaí e Barra do Graú. Partindo da Praia de Pitimbu, passeios de catamarã levam a piscinas naturais que se formam entre os corais, como a Branca do Curral, onde dá pra mergulhar de snorkel.
Onde ficar em Conde


A poucos metros da praia de Tabatinga, na beira do rio, a Pousada dos Mundos é rústica e acolhedora, em um grande terreno com piscina e jardins. À noite, o restaurante serve pizza e crepes. Por outro lado, para um upgrade, fique na Oasis Tajaja, que tem chalés minimalistas ao redor de uma piscina, em Carapibus.
Onde comer em Conde


Durante o dia, você vai acabar comendo um peixinho ou petisco pé na areia. Um bom lugar pra isso é o Praia Soul, que tem serviço de praia, piscina e restaurante com vista pro mar. À noite, o melhor restaurante da cidade definitivamente é o Turek, que serve boas carnes e peixes grelhados em um quiosque rodeado de jardim.
Créditos da imagem do abre: Reprodução