Places

Miniguia de viagem de Caravelas, Bahia

Por
Adriana Setti
true

Um guia pra descobrir Caravelas, essa cidadezinha baiana que tem mais de 400 anos de história mas, até hoje, pouca gente conhece.

Fundada no começo do século 16, Caravelas foi cenário de uma das batalhas mais importantes entre as forças brasileiras e a Marinha Portuguesa em 1823, na Guerra da Independência. No entanto, com o tempo, a cidadezinha foi perdendo importância comercial e, hoje em dia, é um cantinho sossegado pra curtir as praias, a vibe e a vida marinha do extremo sul da Bahia.

Rolê dos séculos

Igreja em Caravelas, Bahia
Crédito: Djair Soares

As marcas de seus mais de 400 anos de história estão no bonito centro histórico de Caravelas, repleto de casarões coloridos do século 19, fachadas forradas de azulejos e igrejas instagramáveis. Comece pela praça da matriz e passeie sem pressa.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos, em Caravelas.
Parque Nacional Marinho de Abrolhos, em Caravelas I Crédito: Abrolhos Embarcações

Caravelas é a base de lançamento pra conhecer o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Rola fazer um bate e volta até o arquipélago pra se iniciar com um batismo de mergulho? Sim. Mas o rolê é longo e acaba sendo bem mais interessante pra quem já é experiente nas imersões com cilindro. A Horizonte Aberto e a Abrolhos Embarcações organizam expedições de vários dias e passeios.

As grandes anfitriãs

Projeto Baleia Jubarte
Créditos: Projeto Baleia Jubarte

De julho a outubro, é possível observar de perto as poderosas baleias jubarte, que passam por essa região do litoral brasileiro pra procriar no mar quentinho. Mas seja qual for a época do ano que você for à Caravelas, vale visitar a base do Instituto Baleia Jubarte.

Boiar é preciso

Parcel das Paredes, em Caravelas, Bahia.
Parcel das Paredes I Créditos: Abrolhos Embarcações

Parte da APA Ponta da Baleia/Abrolhos, o Parcel das Paredes é um grande arrecife que forma piscinas naturais cristalinas. Os passeios até lá têm paradas pra observar os corais, nadar, ver peixinhos coloridos, bem como remar de caiaque.

Sal e sol

Praia do Grauçá, em Caravelas, Bahia.
Praia do Grauçá I Créditos: Alice Daraújo

Com areias claras, coqueiros e muito sossego, as praias de Caravelas são boas pra caminhar na maré baixa e passar o dia entre banhos mornos de mar. A Praia do Grauçá é a mais próxima do vilarejo, mas a de Iemanjá é a mais sossegada.

Onde comer e beber

Bar e restaurante Tio Berlindo
Tio Berlindo I Créditos: Reprodução
Casarão do Beco
Casarão do Beco I Créditos: Reprodução

O Bar e Restaurante Tio Berlindo, na Praia do Grauçá, é uma instituição local pra comer peixe fresco com cerveja gelada. No novo Casarão do Beco, um dos espaços mais bacanas da cidade, tem café, laricas, drinks, artesanatos locais e estúdio de tatuagem. No Bar Jubarte rolam comidinhas e drinks.

Onde ficar

Abrolhos Dive Inn I Créditos: Reprodução

O Abrolhos Dive Inn tem piscina, quartos espaçosos com ar-condicionado e um centro de mergulho que organiza vários passeios. Outra pedida simples e aconchegante em Caravelas é a Corais de Abrolhos, a 300 metros da praia de Grauçá. Além disso, há várias casas pra alugar no condomínio Mar Doce.

Crédito imagem de abre: Roberto Costa Pinto

abandono-pagina
No Thanks