Places

Miniguia especial: Carnaval de Salvador

Por
Adriana Setti
true

As novidades do verão 2023, a nova cena gastronômica soteropolitana, o bairro e as praias da vez na capital da Bahia.

Após dois anos de ausência, o Carnaval de Salvador volta elevado à máxima potência, com mais de mil atrações gratuitas repartidas entre os seus circuitos de desfiles de blocos e palcos espalhados pelos bairros da cidade. A programação detalhada está no site oficial da Prefeitura de Salvador (curtasalvador.com.br) e, aqui, a gente dá as dicas pra você curtir a cidade entre um bloco e outro. Atenção: alguns restaurantes e bares citados terão horários especiais durante os dias oficiais do Carnaval, especialmente entre domingo e terça-feira — cheque antes de ir.

Cidade da Música da Bahia, em Salvador | Foto: Betto Jr. / Secom

Música na veia em Salvador

Pra entrar no clima antes se de jogar no Circuito Batatinha, o museu Cidade da Música da Bahia celebra a linha do tempo sonora de Salvador no Casarão de Azulejos Azuis, com curadoria do cenógrafo e arquiteto Gringo Cardia. Pra entrar e sair dançando, em uma visita gamificada.
Só fecha na segunda-feira, dia 20.

Praia da Gamboa, em Salvador | Foto: reprodução

Um refresco entre um bloco e outro em Salvador

A praia da Gamboa reúne os modernos perto do Circuito Campo Grande-Castro Alves. Mas quem quer um pouco de sossego pode dar um pulo em Boa Viagem, na Cidade Baixa, onde a areia é fofa e o mar, piscininha. A Praia do Buracão e da Paciência, no Rio Vermelho, e o Porto da Barra, são boas pedidas nos arredores do rolê Barra-Ondina.

Restaurante Dona Mariquita, em Salvador | Fotos: divulgação
Restaurante Di Janela, em Salvador

Gostinho de dendê na capital baiana

Três mulheres talentosas estão à frente da cena gastronômica soteropolitana. Nara Amaral comanda o Di Janela, na Saúde, que tem mesas na calçada, simpatia e frutos do mar. No Rio Vermelho, o Dona Mariquita serve a cozinha patrimonial de Leila Carreiro. Já no Bonfim, atrás da igreja, quem manda é Deliene Mota, do Encantos da Maré.

O bar Café e Cana, no Carmo, em Salvador | Foto: divulgação

Muito além do Carmo

Em meio ao fervo do Santo Antônio Além do Carmo, vale tomar um café no Yolo, tomar uma gelada nos botecos do Largo da Cruz do Pascoal, provar o caju amigo do Café e Cana e se jogar na quarta-feira de cinzas do A.B.O.C.A. Centro de Artes.

Restaurante Poró, em Salvador
Allê Varanda Bar, em Salvador

Comer e beber com vista pro mar em Salvador

Pra comer com vendo o pôr do sol e o mar no Carmo, reserve uma mesa no Bistrô das Artes, que tem brunch e drinks autorais; no Antique Bistrô ou no Poró. Outra vista espetacular é a da varanda do Allê.

A loja Tempo Arte Popular, no Carmo, em Salvador
Bandeira de Raissa Ribeiro no Estúdio Agá | Foto: Diogo Andrade

Dicas de compras na capital da Bahia

A partir da Quarta-Feira de Cinzas, quando as lojas voltam a abrir, passe na Tempo Arte Popular, que tem curadoria fina de artesanato nordestino. Já a Casa Boqueirão é especialista em design e livros. O Estúdio Agá tem pôsteres supercriativos e peças de design de artistas locais.

Carnaval no mar em Salvador também é possível

Dá pra sentir o vuco-vuco dos trios elétricos de outra perspectiva e mergulhar no mar da Bahia ao mesmo tempo embarcando com a Lanchas Salvador. Outro jeito diferente de curtir o Carnaval é remando de canoa havaiana com a Aika Va’a.

abandono-pagina
No Thanks