Places

Miniguia Ilha do Ferro, Alagoas

Por
Adriana Setti
true

Na divisa de Alagoas com Sergipe, às margens do rio São Francisco, um vilarejo mágico vive da sua arte. Vem conhecer a Ilha do Ferro.

Parte do município de Pão de Açúcar, a Ilha do Ferro não é uma ilha. Mas, fazendo jus ao nome, o vilarejo de 500 habitantes tem aquela atmosfera dos lugares apartados, rodeado pela caatinga do sertão alagoano, às margens do Velho Chico. Famoso por sua arte e pelos casarões coloridos, é um lugar pra degustar com peito aberto e tempo — primeiramente pra uma proza, depois um banho de rio…

Madeira Talhada

Fotos do livro Ilha do Ferro, de Celso Brandão
Fotos do livro Ilha do Ferro, de Celso Brandão I Crédito: Reprodução

O povoado ganhou notoriedade pelas lentes do fotógrafo alagoano Celso Brandão, autor do livro Ilha do Ferro. Ele chegou nos anos 1980 pra registrar o trabalho das bordadeiras e se encantou pela obra do mestre Fernando Rodrigues dos Santos, pioneiro local da arte em madeira, principal vocação do lugarejo hoje em dia.

Celebridades locais

Peregrinar pelos ateliers e papear com os artistas é um programaço: o Petrônio, que investe o que ganha em terras pra preservação ambiental, o Vieira, o Vavan, o Dedé, o Ateliê boca do Vento, o Aberaldo

“A Ilha do Ferro é um bálsamo pra quem habita o caos da cidade grande (como eu!) porque nos lembra que existem, sim, outras formas de viver e de se relacionar com o tempo, as pessoas e a natureza.”

Thais Cézare, líder de conteúdo da Obvious

Thais Cézare, líder de conteúdo da Obvious, no atelier do Vavan
Thais Cézare, líder de conteúdo da Obvious, no atelier do Vavan I Foto: Reprodução

Linha e agulha

Boa Noite, bordado típico da Ilha do Ferro
Boa Noite, bordado típico da Ilha do Ferro I Foto: Reprodução

Patrimônio Cultural Regional, o Boa Noite (nome de uma flor nativa da caatinga) foi inspirado nos bordados portugueses, mas ganhou vida própria no vilarejo, com desenhos e cores vivas que remetem à cultura da região. A cooperativa Art Ilha reúne as bordadeiras locais. Não deixe de conhecer o trabalho da Leninha!

Outros rolês

Também vale a pela visitar o Museu Ilha do Ferro, que rende homenagem a Seu Fernando, a galeria DOM e o centro cultural Cabra.

Museu Ilha do Ferro
Museu Ilha do Ferro I Foto: Divulgação
Centro cultural Cabra, em Ilha do Ferro
Centro cultural Cabra I Foto: Divulgação

Pelo Velho Chico

Rio São Francisco I Foto: Victor Collor

Passear de barco pelo São Francisco é essencial pra pegar uma prainha na Ilha dos Anjos, conhecer outros povoados à beira do rio — como Curralinho e Mata da Onça —, tomar sol em algum banco de areia e sentir um ventinho no cabelo. O Dão (79/99904-4081) é um barqueiro ponta firme.

Onde ficar, comer

Casas Ilha do Ferro I Foto: Divulgação
Casa Umbu I Foto: Divulgação

A Casa Umbu é uma lindeza com vista pro rio e, assim como as Casas Ilha do Ferro, tem artesanato local na decoração. Outras pedidas cheias de charme local são a pousada Redário e o hostel Tubarana. Além disso, um rango na Pousada da Vana (79/ 99640-3112) e tome uma no Salão.

Créditos da imagem de abre: Victor Collor

abandono-pagina
No Thanks