Na divisa de Alagoas com Sergipe, às margens do rio São Francisco, um vilarejo mágico vive da sua arte. Vem conhecer a Ilha do Ferro.
Parte do município de Pão de Açúcar, a Ilha do Ferro não é uma ilha. Mas, fazendo jus ao nome, o vilarejo de 500 habitantes tem aquela atmosfera dos lugares apartados, rodeado pela caatinga do sertão alagoano, às margens do Velho Chico. Famoso por sua arte e pelos casarões coloridos, é um lugar pra degustar com peito aberto e tempo — primeiramente pra uma proza, depois um banho de rio…
Madeira Talhada

O povoado ganhou notoriedade pelas lentes do fotógrafo alagoano Celso Brandão, autor do livro Ilha do Ferro. Ele chegou nos anos 1980 pra registrar o trabalho das bordadeiras e se encantou pela obra do mestre Fernando Rodrigues dos Santos, pioneiro local da arte em madeira, principal vocação do lugarejo hoje em dia.
Celebridades locais
Peregrinar pelos ateliers e papear com os artistas é um programaço: o Petrônio, que investe o que ganha em terras pra preservação ambiental, o Vieira, o Vavan, o Dedé, o Ateliê boca do Vento, o Aberaldo…
“A Ilha do Ferro é um bálsamo pra quem habita o caos da cidade grande (como eu!) porque nos lembra que existem, sim, outras formas de viver e de se relacionar com o tempo, as pessoas e a natureza.”
Thais Cézare, líder de conteúdo da Obvious

Linha e agulha

Patrimônio Cultural Regional, o Boa Noite (nome de uma flor nativa da caatinga) foi inspirado nos bordados portugueses, mas ganhou vida própria no vilarejo, com desenhos e cores vivas que remetem à cultura da região. A cooperativa Art Ilha reúne as bordadeiras locais. Não deixe de conhecer o trabalho da Leninha!
Outros rolês
Também vale a pela visitar o Museu Ilha do Ferro, que rende homenagem a Seu Fernando, a galeria DOM e o centro cultural Cabra.


Pelo Velho Chico

Passear de barco pelo São Francisco é essencial pra pegar uma prainha na Ilha dos Anjos, conhecer outros povoados à beira do rio — como Curralinho e Mata da Onça —, tomar sol em algum banco de areia e sentir um ventinho no cabelo. O Dão (79/99904-4081) é um barqueiro ponta firme.
Onde ficar, comer


A Casa Umbu é uma lindeza com vista pro rio e, assim como as Casas Ilha do Ferro, tem artesanato local na decoração. Outras pedidas cheias de charme local são a pousada Redário e o hostel Tubarana. Além disso, um rango na Pousada da Vana (79/ 99640-3112) e tome uma no Salão.
Créditos da imagem de abre: Victor Collor