Places

Miniguia: o melhor de Santo Antônio Além do Carmo, bairro de Salvador

Por
Adriana Setti

Mapeamos Santo Antônio Além do Carmo, o primo cool do Pelourinho, uma das melhores vitrines da vida cultural e da boemia da capital da Bahia.

Por trás dos casarões coloniais de Santo Antônio Além do Carmo, ou simplesmente Carmo, estão alguns dos melhores restaurantes, bares, lojinhas e espaços culturais da capital baiana, distribuídos pelas ruas —  muitas delas de paralelepípedos — das imediações da igreja em homenagem ao santo que batiza o bairro. Veja nossas dicas pra curtir o bairro mais cool do Centro Histórico de Salvador, vizinho do Pelourinho:

Da Ucrânia a Salvador

Museu do Mar, do velejador Aleixo Beloy
Museu do Mar, do velejador Aleixo Beloy l Divulgação Museu do Mar

O novo Museu do Mar ocupa um lindo casarão de fachada amarela. Guarda os objetos que o mítico velejador ucraniano Aleixo Belov, radicado na Bahia, colecionou ao longo de cinco voltas ao mundo, bem como seu companheiro de viagem: o veleiro Três Marias. Tem um ótimo café, o Yolo.

Design made in Bahia

Reprodução Casas Conceito
Casas Conceito é uma mostra de arquitetura que acontece no bairro l Divulgação Casas Conceito

Até o dia 30 de outubro, o bairro será palco da 4a edição da Casas Conceito, mostra de arquitetura e design de interiores que ocupa a antiga escola Divino Mestre, um espaço que estava desativado há 20 anos. O evento ajudou a restaurar a arquitetura e a infraestrutura da região.

Quarta é dia de BOCA

A alma do bairro pulsa forte no A.B.O.C.A. Centro de Artes, que pega fogo às quartas-feiras com um cabaré altamente dançante e irreverente. Pra forrar o estômago, prove as deliciosas pizzas da casa.

Onde comer em Santo Antônio Além do Carmo

Pra comer com vendo o pôr do sol e o mar, reserve uma mesa no Bistrô das Artes, que tem brunch e drinks autorais; no Antique Bistrô ou no Poró. Outra vista espetacular é a da varanda do novo Allê.

Um cafezinho

Pra tomar café da manhã ou um lanchinho, a boa é a nova Padoca do Carmo, que tem pães de fermentação natural, bolos caprichados e outras delícias, além de café bem tirado e um jardim que funciona como um oásis.

Onde beber no Santo Antônio Além do Carmo

Os botecos do Largo da Cruz do Pascoal são um clássico pra tomar uma cervejinha gelada em mesas na calçada. Já o Oliveiras é um tradicional reduto boêmio do bairro, sempre com boa música ao vivo e comidinha gostosa. Vale provar, também, o caju amigo do Café e Cana.

A Tempo Arte Popular tem boa curadoria de peças assinadas por artistas baianos. Já a Casa Boqueirão é um mix de café e loja colaborativa, com peças de design, livros raros e objetos de decoração — aproveite pra tomar um café por lá, na Casa Castanho. Já o Estúdio Agá vende pôsteres supercriativos e souvenires originais.

Está sempre no Carmo? Deixe suas dicas aqui.

Créditos da Imagem do abre: Mostra Casas Conceito.

abandono-pagina
No Thanks