Solar Vibes

O amigo do tinhoso: ouça as músicas que influenciaram Keith Richards

Por
Manuela Rahal
Em
24 setembro, 2015

Se Keith Richards viesse ao mundo em forma mitológica, ele seria uma mistura de Highlander com Phoenix, nascido em Sparta.

Ele quebrou regras, paradigmas, limites e guitarras. Mostrou que é possível sustentar uma carreira por décadas sem perder a humildade.

Mostrou como a amizade e a parceria são importantes, mesmo em meio a sexo, drogas e rock’n’ roll, afinal, Mick está para Keith, assim como Gil está para Caetano.

keith-richard-netflix-playlist-1

Por isso escolhi o homem que troca de sangue anualmente na Suíça – melhor lenda! –, para inaugurar esse espacinho que me deram de presente.

Não sou música, apenas uma entusiasta da melhor invenção do ser humano, na maior e mais democrática forma de expressão que já presenciamos.

Voltando ao Keith, ele é pauta hoje, pois seu documentário acaba de ser lançado no Netflix. “Under The Influence” é tão gostoso de assistir, tão rico em informações internas e referências, filme para assistir com o Shazam ligado.

Em um piscar de olhos, Keith transita por sua juventude blues, pelos muitas anos de Rolling Stones, pelo clássico country americano, até chegar Jah e seu amor pelo reggae.

As divas Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan; os mestres Muddy Waters, Bo Diddley, Robert Johnson, Willie Nelson, Jim Hall; o jovem gênio Elvis Presley; e os pequenos Little Walter e Little Richards, são alguns dos muitos nomes que o influenciaram. Isso é riqueza!

Mas, se você não quer deixar seu Shazam ligado ou anotar os diversos nomes citados por Keith, te presenteio com a playlist que fiz inspirada nesse universo todo.