Vibes

O possível é o novo sim

Por
The Summer Hunter Staff
Em parceria com
true

Um dos maiores especialistas mundiais em resolução de conflitos conta, em seu novo livro, como podemos encontrar soluções pra todo tipo de embate — até em situações aparentemente impossíveis.

William Ury esteve envolvido em algumas das maiores tretas globais nas últimas décadas — da crise nuclear entre EUA e Coreia do Norte a iniciativas de paz no Oriente Médio. Em seu livro Sim, é possível: Sobreviver e prosperar em uma cera de conflitos, recém-lançado no Brasil pela Editora Sextante, ele aponta caminhos pra ser um pacificador — ou possibilista — em um mundo conflituoso.

O conflito é natural

O possível é o novo sim

Segundo Ury, precisamos de conflitos pra aprender, crescer e evoluir. O problema é a forma destrutiva como lidamos com eles — dizimando relacionamentos, vidas e recursos. Mas temos escolha: abordá-los de forma construtiva, usando nossa curiosidade, criatividade e colaboração inatas.

O possibilista

O possível é o novo sim

· Foca nas possibilidades e no potencial humano de alcançar soluções positivas.

· Não cede à tentação de atacar ou se esquivar, mesmo em situações difíceis.

· Identifica oportunidades onde outros veem apenas obstáculos.

· Enxerga nos desentendimentos chances de aprender e fortalecer relações.

O possível é o novo sim

“O simples poder da escuta — profunda, de coração aberto, com curiosidade, empatia e respeito — é a chave pra escapar da armadilha do conflito e abrir possibilidades criativas.”

William Ury em Sim, é possível: Sobreviver e prosperar em uma era de conflitos

A construção de “pontes de ouro” é um dos conceitos-chave pra resolução de conflitos apresentados no livro. Elas permitem que as partes envolvidas em um embate atravessem o abismo que as separa, em direção a um acordo mutuamente benéfico. Pra isso, precisam ser atraentes e convidativas pra todos os envolvidos.

5 características de um bom negociador

1. Escuta ativa — perguntar e refletir sobre as respostas antes de agir.

2. Flexibilidade — mudar de estratégia conforme necessário.

3. Criatividade — propor alternativas que beneficiem ambas as partes.

4. Comunicação clara — evitar jargões e se expressar de forma direta nas negociações.

5. Resiliência — continuar buscando soluções mesmo após rejeições iniciais.

O possível é o novo sim

“Não existem soluções rápidas. Lidar com conflitos pode ser o trabalho mais difícil que nós, humanos, somos capazes de fazer. É preciso paciência e muita persistência. Difícil, porém, não significa impossível. Não significa o fim do conflito nem alcançar uma resolução perfeita. Significa criar pequenos avanços que podem se transformar em grandes avanços. Possível é o novo sim.”

William Ury

Precisa-se de possibilistas

O possível é o novo sim

Atuando há quase meio século em confrontos altamente complexos, Ury aponta que, mais do que nunca, a humanidade precisa de possibilistas pra mediar enfrentamentos de todos os tipos, a começar pela polarização da sociedade. Segundo ele, vivemos numa era de mudanças perturbadoras e aceleradas — e mudanças naturalmente trazem mais conflitos.