Como se proteger do desgaste de um trabalho tóxico se você depende dele para pagar os boletos.
Chefes sem noção e pouco empáticos, salários indignos, horários abusivos, cronogramas inviáveis, seres, falta de perspectiva: você O-D-E-I-A o seu emprego. Entenda como esse desgaste no trabalho pode afetar sua saúde física e mental.

Doentes por trabalho
Para redigir o livro Dying for a Paycheck: How Modern Management Harms Employee Health and Company Performance, Jeffrey Pfeffer, da Faculdade de Administração de Standford, entrevistou trabalhadores de diferentes áreas.
Resultado: 61% revelou já ter adoecido por causa da labuta.
Problema de saúde pública
A mesma pesquisa apontou que problemas de saúde relacionados à má gestão humana das empresas são responsáveis por até 130 mil mortes anuais.
Estamos, literalmente, nos matando de trabalhar.
Por isso, é preciso ficar atento para esses sinais do corpo e da mente:

Sono perturbado
Um dos sintomas mais fáceis de identificar é a dificuldade de pegar no sono. Um emprego estressante e/ou abusivo torna mais complicado desconectar das obrigações e cobranças, mesmo quando estamos fora do horário útil — e não é raro que as listas de pepinos acumulados nos atormentam à noite.
Cabeça latejando
A dor de cabeça é outra consequência frequente de um trabalho tóxico. Segundo a Associação Norte-Americana de Psicologia, quando relacionamos nosso local e atividade profissional a algo negativo, contraímos nossos músculos, incluindo os da região do ombro e pescoço, podendo gerar enxaquecas.
Outras áreas do corpo também podem doer.

Tesão em queda e cansaço eterno
A mesma entidade conduziu estudo que concluiu que sacanagens de chefes e/ou colegas e outras situações desagradáveis afetam nossa saúde mental.
Além disso, podem prejudicar a libido, desregular o apetite, provocar dores estomacais e causar uma sensação de fadiga permanente.
Pra sair dessa, uma das atitudes que você precisa tomar o quanto antes é encontrar uma maneira de desconectar e relaxar.

Fazer uma atividade física, meditar, encarar os obstáculos de uma maneira mais positiva e manter uma vida social ativa fora do ambiente de trabalho ajudam a amenizar os golpes de uma rotina profissional difícil.
Se nada disso funcionar, faça tudo o que estiver ao alcance para poder vazar.
Crédito da foto do abre: Pexels