Vibes

O que faz você se sentir em casa

Por
Adriana Setti

A sutil, porém profunda, diferença entre viver em determinado lugar e encontrar um lar pra chamar de casa.

Não é fácil de explicar. Mas existe uma grande diferença entre viver em algum lugar e se sentir verdadeiramente em casa. Não tem a ver com gostar de onde você mora, nem com apego ao local onde nasceu. Aqui, a gente tenta traduzir essa sensação em palavras. E você? Como e onde se sente em casa?

É casa ou é lar?

Casa não é sobre onde a gente mora
Crédito: Christian de Stradis
Casa não é sobre onde a gente mora
Crédito: Chris Haws

Não é sobre não gostar de onde você mora. E também não tem a ver com estar adaptado (ou não). Simplesmente existe uma diferença — sutil, porém profunda — entre viver em determinado lugar e se sentir em casa.

Encaixe suave

Cachorro, gato e pintinhos juntos
Crédito: Reprodução

Sabe aquela sensação de estar confortável dentro da própria pele? Ter um lar é como uma ampliação desse estado de espírito. Um lugar onde você encaixa, pertence, encontra aceitação.

Se sentir em casa é muito mais uma questão de conexão e sintonia com as pessoas ao seu redor, e com você mesmo, do que de código postal.

Lar nunca foi sobre uma casa, ou um grande quintal, um clima agradável. Lar é sobre um lugar que faz você ser você mesmo

Disse Casey Neistat, youtuber norte-americano, no vídeo We Moved Back To New York City, em que tenta explicar por que largou sua vida de propaganda de margarina na Califórnia pra voltar a se sentir em casa no caos de Nova York.

Muito além do RG

Amigos fazem o nosso lar
Crédito: Reprodução

Quem se sente no lar se reconhece como parte da fauna local, tendo ou não vindo de fora. Se por um lado alguns encontram esse lugar onde nasceram, outros se sentem estranhos no ninho — e viajam o mundo até rolar o match perfeito.

Se sentir em casa pode ser muitas coisas. Ser chamado pelo nome na padaria ou o conforto do anonimato. A sorte de encontrar um rosto familiar em cada esquina ou a tranquilidade de passar despercebido na multidão. Identificar semelhanças em quem está ao seu redor ou ser muito diferente e tudo bem.

Casa em movimento

O sentimento não é estático. O que hoje é aqui amanhã pode ser lá. Ou aqui e lá. Ou em movimento constante. O que faz você se sentir em casa?

Créditos da imagem do abre: Gary Yost / Unsplash

abandono-pagina
No Thanks