A 135 km de Fortaleza, Fortim é uma cidadezinha cearense cercada de bons ventos pra velejar, praias desertas e belíssimos encontros de rio e mar.
No encontro do Rio Jaguaribe com o mar de águas calmas, Fortim vem chamando a atenção dos velejadores pelas excelentes condições pro kitesurf. Mas, muito além de ter bons ventos, essa cidadezinha está rodeada de praias preservadas e acolhe o Festival Gastronômico, que conta com a presença de chefes estrangeiros renomados.
Pra explorar

Sua agenda na região pode incluir passeios de barco pelo Rio Jaguaribe com Seu Neném e com o Iranildo ou rolês de quadriciclo com a Easy Pontal. Também vale conhecer as praias dos arredores de buggy de carona com o Rogério.
Mar de areia

A Praia do Pontal de Maceió é famosa por suas grutas; mais a oeste, a Praia das Agulhas tem sossego total, bem como o encontro do mar com o rio Piranji, ali perto. No ponto onde o rio Jaguaribe deságua no Atlântico, vale ficar de boa no Canto da Barra e caminhar até a Praia do Farol.
A vida é um sopro
Para aprender a velejar, procure a Pontal Kite School, cujo dono, Davi, nascido em Pontal de Maceió, é um dos pioneiros do esporte na cidade. Também organiza kite trips com downwind. Outras confiáveis são a Jaguaribe Kite e a One Launch.
Onde ficar em Fortim


O Jaguaribe Lodge tem bangalôs pé na areia e foco no kite. O Jaguarindia Village, o Vila Selvagem, a Recanto Beija Flor, o hotel Pausa e o Vila Vera Theresa têm piscina e vista pro beira-mar. Simples e acolhedora, a Casa da Juma fica a poucos metros da praia e a Brisa do Pontal é boa pedida na vila.
Onde comer em Fortim


A pâtisserie Zeste Pontal é um pedacinho da França. Pra um café da manhã típico, vá à Estação do Pontal. Pizzas e boas carnes você encontra no Vila Caiçara, enquanto o Quimanga faz releituras de pratos internacionais. A barraca Canto Verde tem a melhor peixada da região e a Maresia manda bem nos frutos do mar.
No rolê em Fortim

A Caval’Aventure tem drinks, comida boa, centro de treinamento hípico e quadras de beach tennis, além de promover campeonatos, roda de capoeira e festas temáticas. No Show de Bola rola de pole dance a jogo de pétanque. Todos os caminhos levam ao Mareh Festival na época do réveillon.
Vida de pracinha

Passear à noite na pracinha de Pontal de Maceió, a parte mais charmosa da cidade, onde fica a igreja cercada de casinhas coloridas, é o melhor jeito de sentir a vibe local. Tem vários barzinhos, comidas típicas, lojinhas de lembranças e artesanato.
Créditos da Imagem do abre: Adriana Setti