Places

O que fazer em Icaraí de Amontada, praia paradisíaca do Ceará

Por
Júlia Flores

Quase no meio do caminho entre Fortaleza e Jericoacoara, Icaraizinho tem calmaria, bons ventos e a beleza natural do Ceará em estado puro.

Icaraizinho de Amontada: anote esse nome. O vilarejo faz parte da Rota do Sol Poente, no Litoral Oeste cearense, e vem chamado a atenção como uma alternativa mais roots e tranquila a Jericoacoara, tanto pra velejar como pegar uma praia sem muvuca. Saiba mais sobre esse destino que ainda mantém a beleza do Ceará em estado puro.

Quantos quilômetros de Fortaleza até Icaraí?

A cerca de 200 km de Fortaleza, Icaraí de Amontada (ou Icaraizinho, para os chegados) é uma das paradas mais interessantes da Rota do Sol Poente, no litoral oeste cearense. Com temperaturas altas o ano inteiro, dunas a perder de vista e lagoas nos arredores, a pacata vila de pescadores tem chamado a atenção de quem quer velejar e pegar uma praia sem muvuca.

Como chegar em Icaraí?

Praia de Icaraizinho de Amontada
O ideal é alugar um carro ou transfer 4×4 pra chegar em Icaraí l Créditos: Fábio Barros

O aeroporto mais próximo é o de Jericoacoara, a 116 km de distância. De lá, o ideal é alugar um transfer 4×4 com destino ao vilarejo. Os que preferem pousar em Fortaleza podem alugar um carro ou ir de ônibus até Amontada e, de lá, pegar uma van ou um mototáxi até Icaraí.  

O que fazer em Icaraizinho?

Vista dos Lençóis Cearenses
Vista dos Lençóis Cearenses l Créditos: Victor Benecke

Do lado leste do vilarejo, Icaraizinho é cercada pelas areias dos Lençóis Cearenses — primo menos conhecido dos Maranhenses — e pela praia de Caetanos, principais destinos dos passeios de buggy. 

No lado oposto aos Lençóis, a oeste, está a praia de Moitas. Na mesma direção, separe um tempinho pra conhecer o Rio Aracatiaçu e a Ilha das Ostras que, como o próprio nome sugere, é famosa por essas iguarias, frescas e baratas. 

Ô, vento, me leva

Icaraí tem vento forte e constante
Icaraí tem vento forte e constante l Créditos: Victor Benecke

Icaraizinho também vem ganhando fama pelo vento que sopra forte e constante entre julho e janeiro, bom pra praticar esportes como windsurf, kitesurf e wing foil. A Casa Janjão e a Cabana do Kite alugam equipamento e organizam cursos. 

Onde ficar em Icaraí?

Com uma proposta sustentável, a pousada Cafe Zapata tem suítes, chalés e bangalôs em meio à natureza — um dos quartos mais requisitados é a “Casa do Tarzan”, com hidromassagem. Outra com pegada ecologicamente correta é a pousada País Tropical, que prepara pratos veganos no seu restaurante. No Moriá, de frente pro mar, os hóspedes podem fazer refeições especiais em uma mini ilha.

Onde comer?

Comandado pela chef Melany Freitas, o Zin Restaurante tem lagosta e pastel de arraia no cardápio. Pra refrescar, experimente os sorvetes da Casa De Pedra. Fechando o dia, prove os drinks da Petiscaria da Villa, um dos únicos lugares da cidade que fica aberto até mais tarde.

Créditos da imagem do abre: @victorbenecke / @icaraideamontada

abandono-pagina
No Thanks