Solar Vibes

O que torna um hotel sustentável de verdade?

Por
Adriana Setti

Não basta incentivar a reutilização da toalha e ter placa solar — ainda que sejam ótimas práticas. Aqui, a gente ajuda você a identificar os hotéis realmente atentos aos seus impactos ambientais e sociais.

O universo da hotelaria é um terreno fértil para o greenwashing. Ou seja, quando uma empresa se apropria do discurso da sustentabilidade, mas, na prática, não está nem aí para o meio ambiente e a comunidade local. Aqui, a gente ajuda você a levantar alguns questionamentos para identificar hospedagens que realmente se preocupam com o impacto ambiental e social.

O que é?

Sabe o que é greenwashing? O termo em inglês para “lavagem verde” ou “maquiagem verde” costuma ser utilizado para se referir àquela empresa que se apropria do discurso da sustentabilidade, mas, na prática, não está nem aí para o meio ambiente e a comunidade local. Para não cair nesse papinho, é preciso fazer algumas perguntas.

A comunidade está sendo beneficiada?

Nesse quesito, ganham pontos hotéis administrados por pessoas conectadas à região, que contratam e treinam moradores e reinvestem parte de seu lucro localmente.

A arquitetura está dentro do contexto local?

Não agredir visualmente a paisagem é um bom começo, mas também é importante que a construção seja eficiente energeticamente, que utilize materiais ecológicos, que otimize o consumo de água em jardins, piscinas etc.

O hotel está engajado em iniciativas locais?

Todo hotel sustentável de verdade está vinculado a associações locais, seja apoiando na cooperativa de coleta seletiva, seja colaborando com a rede de pequenos comerciantes, patrocinando mutirões de limpeza etc.

O hotel é transparente quanto às suas práticas?

Se o hotel se diz sustentável, precisa explicar por quê. Empresas sérias costumam detalhar suas práticas, no site ou em relatórios anuais, quanto ao tratamento de resíduos, responsabilidade social, eficiência energética etc. 

O hotel propicia um contato com a cultura local?

Um hotel sustentável ajuda o hóspede a mergulhar em um destino com ingredientes locais no restaurante, dando informações sobre a natureza da região, promovendo o turismo comunitário…