Vibes

Os 8 mandamentos do hóspede de temporada

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Alugar uma casa ou apê de temporada pode ter várias vantagens em relação a um hotel: mais intimidade, flexibilidade e uma sensação de estar morando no destino, principalmente quando a ideia é ficar mais tempo ou manter sua “rotina” de nômade digital. Por outro lado, também é preciso ser consciente sobre o impacto que a sua presença vai ter nessa comunidade e assumir responsabilidades que não costumam recair sobre quem fica em hotel como cuidar do seu lixo ou obter informação sobre as leis locais. Por isso, junto com a Havaianas, elaboramos essa lista de “mandamentos” para você ser um turista consciente ao alugar casas e apês.

1.   Cuidarás do seu lixo

Deixar a casa minimamente organizada é o que faz um bom hóspede

Ser um viajante sustentável passa por entender para onde vai o que você descarta. Informe-se sobre os horários e lugares certos para depositar os resíduos recicláveis e orgânicos, respeite as regras locais e, ao fazer o check-out, esvazie todas as lixeiras da casa quando possível.

2.   Hóspede: não convidarás a galera

Convidar uma galera não é uma boa prática para os hóspedes de temporada
Créditos: Lisa / Pexels

Quando você aluga um imóvel de temporada, deve dizer ao anfitrião exatamente quantas pessoas estarão na casa ––– e cumprir o combinado. Isso quer dizer que não é legal transformar a sala em um acampamento escolar convidando mais gente pra dormir no sofá, e muito menos em uma pista de dança dando uma festa.

3.   Não deixarás teu toque pessoal

Deixe a casa tal como você a encontrou
Créditos: Blue Bird / Pexels

Ao alugar um imóvel de temporada, o anfitrião espera encontrar tudo do mesmo jeito quando você sair. Por isso, segure o decorador que existe dentro de você e evite trocar os móveis de lugar e reorganizar armários. Também não é legal deletar apps da SmartTv, reconfigurar a parabólica ou fazer outros tipos de “ajustes”.

4.   Calibrarás as expectativas

Alugar uma casa ou apê de temporada pode ter várias vantagens com relação a um hotel: mais intimidade, flexibilidade e uma sensação de estar morando no destino. Mas também é preciso ter em mente que não dá pra esperar todos os serviços de hotelaria. Ou seja, nem sempre o anfitrião consegue guardar sua mala até a hora do voo ou providenciar limpeza diária.

5.   Hóspede, não desaparecerás

Ninguém gosta de ser ignorado, não é mesmo?
Créditos: Ketut Subiyanto / Pexels

Assim como um bom anfitrião deve ser ágil ao responder mensagens sobre dúvidas e problemas, o hóspede 5 estrelas também precisa ficar atento à comunicação. Afinal de contas, o dono do apê pode querer combinar uma hora para recolher a chave ou fazer alguma recomendação importante durante sua estada.

6.   Serás um bom vizinho

Cuidado com o excesso de barulho! Respeito faz diferença
Crédito: César Fonseca / Pexels

Hóspedes barulhentos e desrespeitosos infernizam a vida dos vizinhos. E quem alugou o imóvel pode sofrer várias consequências, como multas de condomínio e processos. Se você curte viajar por aí vivendo como um local, ajude esse esquema a continuar existindo sem prejudicar os moradores e o seu anfitrião.  

7.   Respeitarás as leis

Confira se o imóvel alugado segue as leis da região
Créditos: Cottonbro / Pexels

Várias cidades do mundo vêm limitando o aluguel de temporada e exigindo que os proprietários tenham uma licença específica. Isso porque o excesso dessa prática pode gerar efeitos colaterais, como especulação imobiliária e gentrificação. Para ser um viajante consciente, informe-se sobre as regras locais e não alugue imóveis que infrinjam as leis.

8.   Pouparás os recursos, hóspede

Feche torneiras e desligue a luz. O meio ambiente também agradece
Créditos: Greta Hoffman / Pexels

Não é só porque você não vai pagar a conta de luz e de água que pode deixar o ar-condicionado ligado ao sair ou tomar banhos longos demais. Economizar recursos como água e energia elétrica é seu dever como habitante do planeta Terra, seja lá onde você estiver.

Crédito Imagem Abre: Iakobchuk / Envato


Havaianas

Os melhores momentos da vida a gente passa de Havaianas: na praia, nas viagens e nos rolês. E não é de hoje. As sandálias mais famosas do Brasil estão fazendo 60 anos como um ícone dos espíritos livres. Aqui a gente conta histórias que traduzem esse nosso lifestyle solar. Porque não existe verão sem Havaianas.
abandono-pagina
No Thanks