Dicas pra aproveitar ao máximo Ouro Preto, essa aconchegante cidade mineira que guarda muito da história do país.
Bastam poucos minutos andando por suas ruas de paralelepípedo pra entender por que Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a ser considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1980. A antiga capital de Minas Gerais conserva uma parcela importante da história do Brasil em seu centro histórico, principalmente nos arredores da Praça de Tiradentes.
Viagem no tempo

A melhor forma de visitar as igrejas, minas e museus da cidade é a pé — use um tênis confortável pra subir ladeiras. Um guia pode ajudar a entender a história escondida em cada canto, a exemplo do Eude e da Juliana. Também rola fazer o percurso com a Jardineira Ouro Preto.


Além do Museu da Inconfidência e da Casa dos Contos, vale visitar o Museu Casa Guignard, que reúne as obras de Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século 20; a Casa do poeta Tomás Antônio Gonzaga e a Casa dos Inconfidentes — onde rolam várias atividades culturais. Passe também no Teatro Municipal de Ouro Preto, inaugurado em 1770.
Diz que fui por aí

Reserve momentos pra sair andando pelo centro histórico da cidade sem grandes planos: a cada beco, uma surpresa. Conferir os artesanatos feitos de pedra de sabão da Feirinha do Largo de Coimbra e entrar nas vendinhas da Rua Conde de Bobadela (ou Rua Direita), que ferve à noite, são outros programaços.
No mato

Localizado em meio ao encontro da Mata Atlântica com o Cerrado, há menos de 5km do centro, o Parque das Andorinhas é uma área de proteção ambiental com mirantes, piscinas naturais e cachoeiras – a das Andorinhas fica no interior de uma formação rochosa que se assemelha a uma gruta, criando uma beleza única. Se tiver tempo, visite também o Parque Estadual do Itacolomi.
Onde comer


No Santa Matula, que funciona só com reserva, você encontra o melhor da cozinha mineira — prove o Chica da Silva, com costelinha de porco e ora-pro-nobis. A melhor pizza da cidade é do O Passo Pizzajazz e comida italiana é na Tropea Cantina. Sobrou espaço pra um café ou uma sobremesa? Dê uma passadinha no O Único Lugar do Mundo e no Chocolates Ouro Preto.
Onde beber


A loja de fábrica da Ouropretana é parada obrigatória pra quem curte cerveja. O Bar da Nida fica mais afastado do centro, no alto do Morro São Sebastião, mas tem sempre boa música. Aproveite pra conhecer o mirante. Vá ao Bar Barroco comer a melhor coxinha da cidade e passe no Bar do Glácio pra tomar uma cachaça acompanhada de um torresmo de barriga.
Onde ficar

São várias as pousadas localizadas ao redor da Praça Tiradentes, em construções dos séculos 18 e 19. Boas pedidas são a Pousada do Mondego e a Arcádia Mineira. Pra gastar menos e conhecer pessoas, Varanda Hostel e Galeria de Arte. A Pousada Chão de Minas é ótima pra quem quer ficar longe da agitação e mais perto da natureza.
Crédito imagem de abre: Yamen / Wiki Commons