Depois de mais de três anos na estrada, casal paulistano visitou todos os parques nacionais do país. Aqui, eles dão as melhores dicas.
Foram 100 mil km rodados: no final de 2024, Letícia Alves e Dennis Hyde, do @entreparquesbr, terminaram a expedição que os levou a serem os primeiros a pisar nos 75 parques nacionais do Brasil. A ideia surgiu na Serra das Confusões, no Piauí, quando um guia contou que tinham sido os únicos visitantes daquele mês. Intrigados, decidiram que precisavam conhecer e valorizar os patrimônios naturais do país.



Parques nacionais brasileiros
Quantidade por região

O Brasil tem mais de 27 milhões de hectares protegidos — cerca de 3,2% do território — em todos os biomas e regiões.

“Se partimos com uma ideia mais utilitarista de aproveitar o que os parques têm a oferecer, voltamos com a consciência de que é preciso lutar por eles com todas as forças.”
Letícia Alves e Dennis Hyde, em entrevista à revista do The Summer Hunter
Parque Nacional do Catimbau (PE)


“Fica perto de Recife, em uma área dominada pela Caatinga. Você consegue ver em um mesmo dia uma enorme variedade de cactos, pinturas rupestres e os impressionantes lapiás, formações rochosas de outro mundo.”
Parque Nacional do Juruena (MT)


“Naquele ‘triangulinho’ do mapa do Mato Grosso, entre o Cerrado e a Amazônia, fica a cachoeira mais incrível que vimos na viagem: o Salto Augusto, uma cortina de água com 600 metros de largura. A visita é a partir da cidade de Alta Floresta.”
Parque Nacional do Caparaó (MG)


“O parque e seu entorno, na divisa de Minas e Espírito Santo, estão superpreparados pra receber turistas. Pode-se subir ao Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, e ver uma infinidade de cachoeiras e poços. Fora o café maravilhoso da região.”
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)


“O parque tem a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com incríveis pinturas rupestres. E a beleza natural da paisagem não fica atrás, junto com os dois museus que compõem o roteiro de visita.”
Leia a entrevista e as dicas na íntegra na revista do The Summer Hunter! Saiba onde conseguir a sua nos destaques do nosso Instagram.
Crédito da imagem de abertura: @entreparquesbr