Desenhada pelo Rio São Francisco, essa cidade do sertão baiano guarda cânions e outras belas paisagens imersas na caatinga, além de parte importante da história do Cangaço.
A 280 km de Aracaju e 460 km de Salvador, Paulo Afonso surpreende os desavisados com suas paisagens da caatinga e vistas do Velho Chico — incluindo a da Ponte Metálica Dom Pedro II. Foi lá, também, que nasceu Maria Bonita, primeira mulher a entrar pro Cangaço. A cidade ainda é, desde 1989, a sede da Copa Vela, que este ano rola de 5 a 8 de setembro e mistura shows com esportes náuticos. Veja nossas dicas.

ESPORTES
ciclismo / vela / rapel
NATUREZA
cânion / rio / caatinga
ROLÊS
passeio de barco / trilha / observação de aves
BOM PRA
ecoturismo / conhecer a história
MELHOR ÉPOCA
o ano todo
Capital da energia

A cidade nasceu e cresceu em torno do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. A energia é produzida a partir da força da cachoeira de Paulo Afonso, que pode ser contemplada no período das cheias — geralmente de dezembro a abril. As visitas devem ser feitas com um guia credenciado e, de tempos em tempos, rola o espetáculo cultural Cores & Fulgores. Cheque a disponibilidade no @vivapauloafonso.
Cânions navegáveis

É em Paulo Afonso que começa o impressionante cânion do rio São Francisco, com 65 km de extensão, na divisa entre a Bahia e Alagoas. O passeio, que pode ser feito de catamarã ou de lancha, parte do Parque Ecológico Vale do Sal, com área pra banho e um bom restaurante. Esses e outros passeios podem ser agendados com a JR Turismo.
Raso da Catarina

Nas terras do povo indígena Pankararé, é uma imersão no bioma da caatinga, com seus paredões rochosos em arenito e vegetação típica. A arara-azul-de-lear é a espécie endêmica do local. O tour de 4×4 sai do restaurante e hotel Aconchego do Raso e dura umas quatro horas. Também é possível fazer trilhas na região.
Caminhos do Cangaço

Entre 1930 e 1934, o grupo de Lampião usou a região tanto como esconderijo quanto pra recrutar novos membros. No Museu Maria Bonita, é possível conhecer a casa onde a Rainha do Cangaço nasceu e viveu boa parte de sua vida, além de saber mais sobre sua história.
Outros rolês

Ponte Metálica Dom Pedro II — Cravada no cânion do Velho Chico desde a década de 50, é um ícone da cidade.
Serra do Umbuzeiro — A 20 km do centro e com 536 metros de altura, conta com formações rochosas, grutas, cavernas e pinturas rupestres.
City Tour — Passa por vários pontos turísticos, como a Igreja de São Francisco, o Parque Belvedere, o Centro Artesanal de Paulo Afonso e o monumento do Touro e a Sucuri.
Onde comer e beber

Sparttacus — Pizzaria e restaurante com um menu variado, que vai de bobó de camarão a sushi. Experimente a pizza Extraordinária, com camarão e geleia de pimenta.
Cerveja Panka — Primeira fábrica de cerveja de Paulo Afonso, recebe shows e feiras de artesanato.
Rancho da Carioca — Na prainha, é o lugar certo pra devorar combinados de sushi enquanto toma bons drinks.
Brasa’s Beach — Com foco em carnes e hambúrgueres, tem quadras pra prática de beach tennis, futevôlei e vôlei.
Onde ficar


Bella Vista — Bem localizado, o mais novo hotel da cidade tem quartos com televisão, frigobar e ar-condicionado.
San Marino — No centro, conta com dois restaurantes, academia, piscina externa e um terraço com vista pra cidade.
Belvedere — Hotel mais tradicional de Paulo Afonso, com estética clássica, possui piscina circular e um bom café da manhã.
Crédito da imagem de abertura: Evandro Queiroz / Wiki Commons