Solar Vibes

A Pescadora – Cozinha do Mar: em seu novo restaurante na Ilhabela, a chef Renata Vanzetto resgata sua essência caiçara

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Com cozinha focada em frutos do mar e produtos frescos da ilha paulista, a nova casa da empreendedora em série ocupa o endereço do primeiro Marakuthai.

Criada na Ilhabela, a chef Renata Vanzetto abriu seu primeiro restaurante, o Marakuthai, aos 18 anos. Quinze anos depois, à frente de um pequeno império gastronômico que subiu a serra, ela volta a atrair os holofotes pro lugar onde tudo começou: a antiga garagem de barcos da família na qual funciona, desde março, o Pescadora — Cozinha do Mar (@pescadoracozinhadomar).

Com duas unidades em São Paulo, além da casa original na Ilhabela, a marca Marakuthai foi vendida ao grupo baiano Ergo em janeiro. Mas Renata, que já não estava no dia a dia dos restaurantes, ficou com o ponto original. De frente pro mar, pé na areia e pertinho da Vila (o centrinho), o Pescadora tem jeitão de casa de praia. Num terraço arejado, chapéus de palha servem de luminárias, fazendo jogo com móveis rústicos de madeira e tecidos de fibras naturais. 

Restaurante a Pescadora, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo | Créditos: reprodução

Resgatando sua essência caiçara, Renata desenhou o cardápio com foco em ingredientes do mar, dando preferência a fornecedores locais. Comece com um shot de camarão com conhaque, creme e gengibre; engate em um peixe tiê (no molho caiçara de tomate com leite de coco, banana e taioba) e arremate com o manjar das deusas, de coco e framboesa. Também tem receitas veganas e pratos tradicionais, como moqueca e casquinha de siri. Se a ideia for só conhecer o lugar e tomar uma brisa, vá de gim-tônica de pimenta rosa e hortelã.

Foto de abertura: Victor Affaro
Entrada do restaurante
Moqueca e vinho branco

Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.