Places

Piscinas públicas para se refrescar em São Paulo

Por
Dandara Fonseca
true

Conheça algumas piscinas públicas espalhadas por São Paulo e hotéis que oferecem day use, pra quem quer uma experiência mais exclusiva.

Pra se refrescar do calor — ou aproveitar um dia na água —, o paulistano não precisa enfrentar horas no congestionamento até a praia mais próxima. Há dezenas de piscinas espalhadas pela cidade em que só é preciso fazer uma inscrição gratuita e aproveitar o dia. Aqui, você conhece algumas delas:

Clube Esportivo Municipal Ibirapuera I Foto: Eduardo Fonseca / Divulgação

Clube Esportivo Municipal Ibirapuera

A poucos quarteirões do Parque do Ibirapuera, duas piscinas, uma semiolímpica e outra infantil, ficam abertas de terça a domingo até às 17h. Para fazer a carteirinha não precisa pagar nada. Basta levar RG, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e fazer o exame médico. Além do centro esportivo do Ibirapuera, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer mantém outros 27 clubes com piscina espalhados pela cidade, que costumam funcionar de setembro a maio.
Rua Pedro de Toledo, 1591, Vila Clementino

Piscinas Parque Ceret
Piscina principal do Parque Ceret I Foto: Divulgação

Parque CERET

A piscina principal do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador é a maior piscina pública da América Latina. O local ainda conta com outras três piscinas, sendo duas para crianças menores de 3 anos. Pra curtir o local é preciso fazer a carteirinha de acesso na Secretaria do Ceret, além de exame médico.
Rua Canuto Abreu, s/n, Jardim Analia Franco

Piscinas Clube Escola Jardim São Paulo
Clube Escola Jardim São Paulo I Foto: Divulgação

Clube Escola Jardim São Paulo

O Centro Esportivo Alfredo Inácio Trindade é uma das opções de lazer gratuito mais legais na Zona Norte. Ele conta com duas piscinas de recreação, sendo uma adulto e outra infantil, e uma semiolímpica. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. O local ainda oferece aulas de natação e de hidroginástica.
Rua Viri, 425, Jardim São Paulo

Piscinas Céu São Mateus
Céu São Mateus I Foto: Divulgação

CÉUs

Espalhados por todas as regiões de São Paulo, a maioria dos Centros Educacionais Unificados contam com piscinas. Para utilizá-las aos finais de semana é necessário fazer a carteirinha na Gestão do CÉU — tudo que você precisa pra isso é uma foto 3×4 e comprovante de residência. Atenção: as carteirinhas brancas são pra utilizar as piscinas aos sábados e a azul, aos domingos. 

Piscina do Centro Esportivo do Pacaembu
Piscina do Centro Esportivo do Pacaembu I Foto: Divulgação

Centro Esportivo do Pacaembu

Mesmo com a reforma do estádio e a sua venda para a iniciativa privada, a piscina do Pacaembú — onde, nos finais de semana, frequentadores estendem as cangas e toalhas na arquibancada pra tomar sol — seguirá pública. Sua previsão de reabertura é para novembro de 2023. 
Praça Charles Miller, Pacaembu

Piscina do Sesc 24 de Maio
Piscina do Sesc 24 de Maio I Foto: Matheus José Maria / Divulgação

Sesc 24 de Maio

Quase todos os Sescs possuem piscinas, mas, sem dúvida, a mais legal fica no Sesc 24 de Maio. Construída no topo do prédio de 13 andares, entrega uma vista panorâmica da cidade e fica aberta de  terça a sábado, das 9h às 20h30, e no domingo até 17h30. Pra se credenciar à rede Sesc é necessário trabalhar — ou ser dependente de alguém que trabalhe — na área do comércio de bens, serviços e turismo.
Rua 24 de Maio, 109, República

Piscinas Tivoli Mofarrej
Piscina do hotel Tivoli Mofarrej I Foto: Divulgação

Hotéis com day use

Em hotéis que oferecem a opção de pagar por um day use, boas dicas são a piscina coberta Hilton Morumbi, que revela uma vista belíssima da cidade; a piscina vermelha no rooftop do Hotel Unique; o Grand Hyatt São Paulo, que conta com piscinas externa e interna, além de ótima estrutura; e o Tivoli Mofarrej, que dá direito a um quarto pra usar no período.

abandono-pagina
No Thanks