Places

Ponta dos Castelhanos: um paraíso preservado na Bahia

Por
Fernanda Nascimento
Em
13 março, 2018
Em parceria com

Na ilha de Boipeba, no norte da Bahia, fica escondida uma das praias mais bonitas da região. A Ponta dos Castelhanos é banhada por um mar cristalino, que forma piscinas naturais com a baixa da maré.

Quase 300 praias cortam os 1200 quilômetros da costa da Bahia, o estado que tem a faixa litorânea mais extensa do país. Isso sem contar as dezenas de ilhas banhadas pelo mar cristalino e com coqueiros a perder de vista. É quase impossível escolher um destino entre tantos lugares que carregam a energia que só a Bahia tem. Mas na ilha de Boipeba, no município de Cairu, no norte do estado, fica escondida uma das praias mais bonitas da região. A Ponta dos Castelhanos é um lugar que você pode visitar 100 vezes e nunca vai estar igual. O cenário se transforma de acordo com a maré, que chega a recuar quase um quilômetro, revelando corais, pontões de areia e formando piscinas cristalinas de água salgada.

Não há como se hospedar na Ponta dos Castelhanos, portanto o movimento se restringe à manhã e à tarde, quando barcos saindo de diferentes pontos da ilha de Boipeba levam os turistas às piscinas naturais. Durante o dia, barraquinhas montadas na beira do rio que margeia a praia servem pastéis, peixe assado e caipirinhas de cacau e biri-biri. A única maneira de passar a noite por lá é montando um acampamento debaixo das árvores. Mas, acredite, o nascer da lua faz a aventura valer a pena.

castelhanos07

Além do acesso pelo mar, outra maneira de chegar à Ponta dos Castelhanos é por uma caminhada que sai da praia de Moreré, outro destino na ilha de Boipeba que está entre os lugares mais lindos da Bahia. A trilha dura cerca de 1h30 – uma hora para cruzar a praia de Bainema e outra meia hora para atravessar o mangue que leva ao rio que banha Castelhanos. O caminho pelo mangue pode ser difícil de acertar na primeira vez, mas é possível contratar um guia para orientar o percurso saindo de Moreré. O mais importante é se certificar que a maré estará adequada à travessia a pé, tanto na ida quanto na volta. No final do mangue, uma canoa te leva ao outro lado do rio.

castelhanos06
castelhanos05

No verão, o fluxo de barcos que fazem passeios diurnos aumenta o movimento em Castelhanos, mas os turistas concentram-se na beira do rio. Basta caminhar alguns metros para chegar a uma enorme faixa de areia quase vazia e aproveitar o dia assistindo o vai e vem da maré. Diferente de outras praias paradisíacas da Bahia que se transformaram em points turísticos, Castelhanos preserva a tranquilidade. Ao menos por enquanto. Há alguns anos, um projeto imobiliário ameaça transformar a praia construindo casas de veraneio e pousadas de luxo. É melhor não demorar. Perder a chance de conhecer esse paraíso ainda pouco explorado é quase um pecado.

castelhanos02
castelhanos03

Fotos: Thais Romanelli


A vida é aqui fora!

abandono-pagina
No Thanks