Places

Por que Curitiba é considerada a cidade mais sustentável da América Latina

Por
Adriana Setti

Primeira capital do Brasil a implantar um sistema de coleta seletiva, em 1989, Curitiba continua sendo líder nacional no percentual de reciclagem de resíduos.

No ranking de Cidades Sustentáveis 2022 publicado pela revista canadense Corporate Knights, Curitiba aparece como Top 1 da América Latina e a 14ª do mundo, entre as 50 avaliadas pela publicação. Entenda como a capital paranaense virou referência internacional nesse assunto.

Pioneira na reciclagem

Centro de reciclagem em Curitiba
Centro de reciclagem em Curitiba / Créditos: Prefeitura
Centro de reciclagem em Curitiba
Centro de reciclagem em Curitiba / Créditos: Prefeitura

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a implantar um sistema de coleta seletiva, em 1989, com dois programas principais: o Lixo que Não é Lixo, que é o serviço de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta, e o Compra de Lixo, destinado aos catadores.

Curitiba entre as melhores

Curitiba ocupa a 5ª posição do ranking 2021 das melhores cidades em reciclagem
Curitiba ocupa a 5ª posição do ranking 2021 das melhores cidades em reciclagem / Créditos: Gilberto Jacob / Unsplash

A capital paranaense continua sendo líder nacional no percentual de reciclagem de resíduos, separando 22% de todo o lixo que produz. Não à toa, ocupa a 5ª posição do ranking 2021 das melhores cidades em reciclagem elaborado pela empresa britânica Business Waste.  

De acordo com o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), a cidade será neutra em carbono até 2050. 

Nova vida ao lixão

Pirâmide solar no lixão da Caximba
Pirâmide solar no lixão da Caximba / Créditos: Prefeitura

No início do ano, a prefeitura da cidade deu início às obras para a instalação da Pirâmide Solar do Caximba, um sistema inovador que vai transformar um aterro sanitário desativado em usina de geração de energia solar. 

Agricultura urbana em Curitiba

Agricultura urbana em Curitiba
Agricultura urbana em Curitiba / Créditos: Ciclovivo

Curitiba também é referência por seu programa de Agricultura Urbana, que já soma 115 hortas, uma Fazenda Urbana — vizinha ao Mercado Regional — e os Jardins de Mel, que mantêm a população de abelhas (sem ferrão) em alta pra aumentar a polinização na cidade.

A cidade tem 60 m2 de área verde por morador, superando com folga a recomendação da OMS, de 12 m2: são 44 parques e bosques na cidade, além de um jardim botânico.

Capital com mais RPPNs

Além de parques, a capital ainda tem 65 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), o que corresponde a 812 mil km2 — só em 2021, foram certificadas 20 novas reservas.

abandono-pagina
No Thanks