Vibes

Por que todo mundo fica cool de Vans?

Por
Adriana Setti
Em parceria com
true

De tênis de skatista a peça que confere um estilo atemporal a qualquer look: a façanha da marca californiana que segura o hype há mais de meio século.

Quando Paul Van Doren fundou a marca que leva seu sobrenome, no ano de 1966, em Ahanheim, na Califórnia, a ideia era criar um tênis funcional focado na classe média californiana e nos ambientes náuticos. Mais de 50 anos depois, os Vans transitam das pistas de skateàs passarelas de Milão e Nova York, sem sair de moda e seguindo seu compromisso com a contracultura.

Tony Alva
Tony Alva | Foto: Arquivo Vans

Lançado em 1966, o Authentic tinha uma borracha que facilitava as manobras. Foi aí que rolou o match com os skatistas e a sacada: ouvir essa galera quando o esporte ainda era marginalizado. O resultado foi a criação de Era (na foto), o modelo seguinte.

“Até o surgimento dos skatistas, a Vans não tinha uma direção real, nenhum propósito específico como negócio além de fabricar os melhores calçados possíveis. Quando os skatistas adotaram a Vans, eles nos deram uma cultura externa e um propósito interno.”

Paul Van Doren em seu livro de memórias, Authentic, publicado pouco antes da sua morte, em 2021, aos 90 anos de idade

Ícones eternos

Por que todo mundo fica cool de Vans? - Modelo ERA 1976

ERA (1976): Vans colaborou com os lendários skatistas Tony Alva e Stacy Peralta pra criar o que antes era conhecido como Vans Style #95.

OLD SKOOL (1977): originalmente Vans Style #36, foi o primeiro tênis feito pro skate e a incorporar a icônica Sidestripe, apelidada de “jazz stripe”.

Por que todo mundo fica cool de Vans? - Modelo SLIP-ON 1977

SLIP-ON (1977): lançado como Vans Style #98, apresentou a famosa estampa Checkerboard.

SK8-HI (1978): projetado como Style #38, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer proteção aos tornozelos dos skatistas.

Por que todo mundo fica cool de Vans? - SK8-HI 1978

Inspiração global

Por que todo mundo fica cool de Vans?
Por que todo mundo fica cool de Vans?
Fotos: Arquivos Vans
Por que todo mundo fica cool de Vans? - Surf boot

Nos anos 1980, os Vans já eram oficialmente os tênis dos skatistas, riders de BMX e surfistas, “inspirando” marcas em todo o mundo — inclusive no Brasil.

E quando Van Doren menos espera, lá está o Sean Penn vestindo Vans Classic Slip-Ons quadriculados como o surfista lesado de Picardias Estudantis (1982): o modelo viralizou. De lá pra cá, de Rihanna a Justin Bieber, passando por Kim Kardashian e Bella Hadid, incontáveis celebridades adotaram — até no red carpet.

Receita de sucesso

Por que todo mundo fica cool de Vans? - Tênis em collab com o Takashi Murakami
Foto: Arquivo Vans

· Fiel às origens: segue patrocinando skatistas, surfistas, bikers e snowboarders.

· Investe pesado no desenvolvimento de materiais sustentáveis.

· Traduz seu lifestyle e apoia os esportes de ação, a música e a arte.

· Collabs bombásticas: com a Disney, os Simpsons, a banda Public Enemy e o artista japonês Takashi Murakami.

Acima de tudo, a Vans transcende gerações porque está sempre à frente do seu tempo e tem o dom de fazer o underground virar mainstream. Assim como foi pioneira ao abraçar a contracultura nos anos 1960, repensou seus produtos de acordo com a sustentabilidade e continuou inovando sem perder autenticidade. Você bate o olho e sabe que é Vans.


Vans UltraRange Neo VR3

Chegaram as novas colorway do Vans UltraRange Neo VR3: light yellow/multi e light green/black. Além de ser perfeito pra quem vive em movimento, o UltraRange Neo VR3 foi repensado e reconstruído com entressola EcoCush™, feita com pelo menos 60% de borracha natural derivada de cana de açúcar, e composto EcoWaffle™ , que utiliza borracha natural ao invés de materiais sintéticos derivados de petróleo, entre outros insumos de fontes que seguem práticas éticas comprovadas
abandono-pagina
No Thanks