Anote esse nome. A 190 km de Natal, essa praia cercada de salinas ainda tem jeitão de lugar remoto, vento perfeito pro kitesurf e um pôr do sol épico.
No município de Macau, a Praia de Soledade é candidata a ser o próximo point de kitesurf do qual você vai ouvir falar. Enquanto isso, aproveite: com águas claras, bancos de areia branquíssima que se formam na maré baixa e sossego total, ainda é um desses lugares pra velejar tranquilamente, ouvir o silêncio e contemplar o sol desaparecendo no horizonte a cada fim de tarde.
ESPORTES
kitesurf / wing foil / windsurf
NATUREZA
praia / colônia de peixe-boi
ROLÊS
passeio de barco / canoa havaiana
BOM PRA
velejar / descansar
MELHOR ÉPOCA
setembro a janeiro

A favor do vento



No ponto em que o vento literalmente faz a curva na costa brasileira, a Praia de Soledade tem as condições ideais pra esportes de vela, como kitesurf, windsurf e wing foil, principalmente de setembro a janeiro. Todo o desenvolvimento que existe ali gira em torno do velejo e algumas pousadas oferecem equipamentos, guarderia etc.
Outros rolês


Pra quem não veleja, a boa é curtir dias de sol, mar e sossego, ou explorar um pouco os arredores. Dá pra remar de canoa havaiana até uma colônia de peixes-bois ou as ilhotas próximas, como a do Presídio. A 35 km de carro, a Praia do Minhoto é outro paraíso inexplorado por descobrir.
Onde ficar e comer

Soledade Bangalôs Kauli Seadi — Pé na areia, a pousada administrada pelo campeão mundial de windsurf catarinense Kauli Seadi é totalmente voltada aos esportes de vento. Tem bangalôs arejados com teto de sapé e lindas vistas pro mar, além de restaurante aberto ao público, piscina, canoa havaiana e tudo o que você precisa pra velejar de windsurf, kite e wing foil.
Solita — Pé na areia, tem uma pequena piscina, restaurante e chalés simples de madeira em forma de “A”.


Casa Cactus — Essa pousada charmosa tem uma boa infraestrutura de praia e restaurante aberto ao público. Os quartos, amplos e bem equipados, são decorados com móveis rústicos e se abrem pra um terraço com sofá e espaço pra relaxar de frente pro mar.
Fotos: Nanita Rosa