Solar Places

Praias muuuuito além de Jericoacoara

Por
Adriana Setti

Uma lista para guardar e consultar com 7 praias do Ceará das quais você (provavelmente) nunca ouviu falar.

É compreensível que Jericoacoara seja a grande estrela do Ceará. Mas não só no vilarejo de areia vive o litoral do estado, que tem 573 km forrados por um mar de dunas, coqueirais e lagoas cristalinas. Com clima de verão eterno, e condições perfeitas pro kitesurf de julho a janeiro, esse ponto do Brasil onde o vento faz a curva é perfeito para fugir de aglomerações, com faixas de areia intermináveis e uma série de praias que são ilustres desconhecidas. Aqui, a gente lista algumas delas.

1. Peroba, Icapuí

Perto da fronteira com o Rio Grande do Norte, essa ilustre desconhecida é a irmã low profile de Canoa Quebrada (a 50 km), com as mesmas falésias poderosas à beira-mar, mas nem sinal de muvuca.

2. Lagoinha, Paraipaba

Saindo de Fortaleza, a paisagem começa a ficar realmente bonita quando você chega a Lagoinha (110 km), com dunas e coqueiros a perder de vista. Dica: faça um desvio pra tirar o sal na Lagoa do Jegue.

3. Guajiru, Trairi

A meio do caminho entre Fortaleza e Jeri, vem ganhando fama como um pico sem crowd pra velejar de kite. As piscinas que se formam entre os arrecifes na maré baixa dão um show.

4. Flecheiras, Trairi

Vizinha do Guajiru, gira em torno do kite mas está cercada de dunas e lagoas incríveis pra quem não veleja. Nos últimos anos, ganhou várias pousadas e restaurantes e é um pit-stop ideal entre Fortaleza e Jeri.

5. Baleia, Itapipoca

Aqui, a atração não é bem a praia. Depois de cruzar o rio Mundaú, procure a entrada dos Lençóis Baleienses. O cenário é um banho de Ceará, com dezenas de lagoas que se formam entre dunas altíssimas.

6. Ilha do Guajiru, Itarema

A ilha é, na verdade, uma península de areia que forma uma lagoa bem na frente da Praia da Barra. A 90 km de Jeri, foi cenário do mundial de kite. Mas, além de ser um paraíso do velejo, também é perfeita pra ficar de boa na lagoa.

7. Icaraizinho, Amontada

Antigo vilarejo de pescadores, Icaraizinho foi “invadida” por velas coloridas nos últimos anos e vem se firmando como uma alternativa mais econômica e sossegada a Jeri, com o pacote completo: dunas, coqueiros e lagoas