Places

Precisamos voltar ao Litoral Norte de SP

Por
Adriana Setti
true

Visitar o Litoral Norte é uma forma de ajudar a reativar a economia local. Mas há várias coisas a ter em conta antes de descer a serra.

Passou pouco mais de um mês desde que chuvas torrenciais provocaram uma tragédia no Litoral Norte em pleno Carnaval. Ainda que haja muitas máquinas trabalhando em vários pontos da Rio-Santos e da Mogi-Bertioga, já é possível chegar às praias de São Sebastião e muita gente tem perguntado: será que já é hora de voltar? O turista ajuda ou atrapalha neste momento? A resposta não é muito simples.

Realidades diferentes

Praia de Ilhabela, no litoral norte de SP
Praia de Ilhabela I Foto: Beraldo Leal

Se o seu destino é Bertioga, Caraguatatuba, Ubatuba ou Ilhabela, a resposta é fácil: vá com fé. Nessas cidades do Litoral Norte, que foram bem menos afetadas do que São Sebastião pelas chuvas, a situação já está normalizada, bem como as estradas de acesso.

No entanto, a situação é bem mais delicada em São Sebastião, por vários motivos. Primeiramente, no início de março, quase mil pessoas desabrigadas foram alojadas em pousadas e hotéis em Juquehy, Barra do Sahy e Boiçucanga. A hospedagem foi bancada pela iniciativa privada e o prazo previsto era de um mês. Mas resta saber pra onde irão essas pessoas daqui pra frente e como a pressão pela volta do turismo pode impactá-las.

Economia em risco

Praia de Maresias, em São Sebastião I Foto: Jorge Morales Piderit

Por outro lado, há centenas de outras pousadas e hotéis, especialmente nas praias menos afetadas — como Maresias ou Boracéia, por exemplo — que estão ávidas por receber turistas e continuar mantendo o emprego de seus funcionários. O mesmo vale pra restaurantes, supermercados, agências de turismo receptivo e muitos outros negócios da região.

Vai descer pra São Sebastião?

Foto: Ivano Gutz Guaecá

Deixe pra fazer as compras nos mercadinhos e lojas locais, prestigie os seus restaurantes favoritos, procure saber como está a vida das pessoas que vivem lá, informe-se sobre as melhores formas de ajudar e, acima de tudo, tenha empatia: enquanto você se diverte, ainda tem muita gente reconstruindo a própria casa e vivendo o luto.

Água de beber, água de banhar

Outra questão fundamental a ter em conta é a qualidade da água nas praias da região. Fora a poluição, ainda há muitos troncos no mar que podem causar acidentes graves nas praias com ondas. Consulte o site da Cetesb e fique atento.

Praia de Cambury I Foto: Rod Medeiros

Com as enchentes, o lençol freático foi contaminado pelas fossas. Por isso, há muitas dúvidas sobre a extensão do problema, especialmente nas praias que não têm água tratada, a exemplo de Camburi e Barra do Sahy e Baleia. Use água engarrafada pra beber, cozinhar e escovar os dentes. Os casos de dengue estão aumentando no Litoral Norte: proteja-se dos mosquitos com repelente. 

Crédito foto de abre: Diego Torres Silvestre

abandono-pagina
No Thanks