Places

Presidente Figueiredo: a “terra das cachoeiras” no meio da Amazônia

Por
Adriana Setti
true

A 117 km de Manaus, a “terra das cachoeiras” é o lugar certo pra se refrescar do calor amazônico em quedas d’água, lagoas cristalinas e rios coloridos.

Em meio à imensidão amazônica, a duas horas de Manaus por estrada asfaltada, Presidente Figueiredo reúne uma quantidade impressionante de cachoeiras, lagoas, rios coloridos, grutas e cavernas. As atrações ficam em propriedades particulares, acessíveis mediante pagamento de taxa, que, geralmente, contam com restaurante e trilhas sinalizadas. Alugar um carro é o jeito mais prático de organizar o itinerário a partir de Manaus, mas agências como a Iguana Turismo podem organizar transfers, passeios e pacotes.

ESPORTES
caiaque / rapel / trekking

NATUREZA
cachoeiras / piscinas naturais / lagoas / grutas

ROLÊS
trilhas

BOM PRA
esfriar a cabeça / desconectar

MELHOR ÉPOCA
o ano todo

Presidente Figueiredo: a “terra das cachoeiras” no meio da Amazônia
Foto: Lucas Silva / Amazonastur

Rola visitar a “terra das cachoeiras” o ano todo, mas as atrações variam conforme o regime de chuvas. A grosso modo, chove mais no primeiro semestre, quando as cachoeiras ficam com mais volume de água (às vezes, o banho pode ser perigoso) e as piscinas naturais desaparecem. Já no segundo semestre, as quedas vão ficando mais suaves, as piscinas afloram e as trilhas ficam mais secas.

Cachoeiras: quais priorizar?

Cachoeira do Mutum, em Presidente Figueiredo
Cachoeira do Mutum | Foto: To Com Elas / @iguanatour
Cachoeira da Neblina
Cachoeira da Neblina | Foto: To Com Elas / @iguanatour

Iracema e da Arara Um dos hits locais, com quedas bonitas, piscinas naturais e trilhas com boa infraestrutura. 

Cachoeira do Mutum É famosa pelas incríveis “banheiras” naturais redondinhas escavadas na pedra (acessíveis na época seca), que são parte de um complexo que também tem cachoeiras. 

Cachoeira da Neblina A caminhada de 6 km — só ida — é recompensada como uma das maiores e mais belas cachoeiras da região. 

Lagoas

Lagoa Cristalina, em Presidente Figueiredo
Lagoa Cristalina | Foto: Lucas Silva / Amazonastur
Lagoa Cristalina
Lagoa Cristalina | Foto: To Com Elas / @iguanatour

Azul do Maranhão – Você vai pirar com a cor da água, influenciada pela argila do fundo. O complexo também inclui o lindo Fervedouro do Maranhão, o Igarapé do Rio Vermelho e a Cachoeira do Periquito.

Lagoa Cristalina – Um olho de água transparente cor de jade cercado por árvores amazônicas.

Gruta da Judéia, em Presidente Figueiredo
Gruta da Judéia | Foto: To Com Elas / @iguanatour

Os dois hits da cidade pra quem curte viajar nas formações geológicas costumam ser parte de um mesmo passeio que passa pela Caverna Maroaga, cuja abertura enquadra uma linda queda d’água, e segue pra Gruta da Judéia, onde a água alimenta um poço avermelhado, incluindo algumas trilhas fáceis no meio da mata.

Onde comer e ficar

Hostel da Milla
Hostel da Milla
Hostel da Milla

Hostel da Milla Esse albergue supercolorido tem quartos e dormitórios, sala de TV, salão de jogos, cozinha compartilhada e café da manhã farto.

Cuca Legal Piscina e quadra de vôlei são os diferenciais desse hotel com quartos básicos, que contam com ar-condicionado e frigobar.

Restaurante do Mirandinha Cozinha amazônica em um restaurante flutuante com vista mágica do pôr do sol.

Anauê – Bufê de comida caseira e churrascaria no centro da cidade.

Crédito da imagem de abertura: Lucas Silva / Amazonastur

abandono-pagina
No Thanks