Solar Places

54 horas em Punta del Este: um findi com Angelica Bucci na mais europeia das praias latino-americanas

Por
Angelica Bucci
Em
17 fevereiro, 2020

Angelica Bucci conhece Punta del Este como poucas. Desde pequena a criadora de conteúdo de moda viaja com frequência para o balneário uruguaio — sua avó materna é de lá. Para o The Summer Hunter, Angelica fez um roteiro com as praias, restaurantes e lojas que mais gosta.

Quando o assunto é Punta Del Este, sou suspeita para falar. Frequento a península desde quando nasci pois minha avó materna é de lá. A água do mar gelada e o vento constante nem me incomodam, pelo contrário, até me trazem aconchego. Tive a melhor das infâncias em Punta porque como o Uruguai é um país muito seguro, podia andar para lá e para cá com meus primos o tempo todo. Sou extremamente grata por isso. A terra do sol e das medialunas é minha segunda casa, faz parte da minha história e eu espero passar muitos e muitos verões por lá!

Dia 1

17h
Pôr do sol para grudar na retina

A Casa Pueblo (cuja vista para o mar abre este post) é um dos lugares mais lindos e interessantes para se visitar em todo o Uruguai. Localizada em Punta Ballena, a casa do artista Carlos Páez Vilaró funciona atualmente como museu e fica no caminho para Punta Del Este se você está vindo tanto do Aeroporto Internacional Capitan Corbeta quanto do Aeroporto Internacional de Carrasco. O museu fica aberto até a hora do pôr do sol, que acontece por volta das 20 horas no verão, então dá tempo de você passear sem pressa e ainda testemunhar um dos pores do sol mais lindos do mundo.

20h30
Jantar entre locais

Restaurante frequentado em grande parte por locais, o Cuatro Mares é uma ótima opção para sair do óbvio em Punta. Localizado próximo ao farol na península, o restaurante oferece pratos deliciosos com um toque uruguaio. Meu favorito é o asado de tira na parrilla. Faça reserva com antecedência.

Dia 2

Praia El Emir: surfe e cachorro-quente | Foto: Angelica Bucci

9h30
Pancho e choclo

Punta Del Este é dividida entre a Praia Brava e Praia Mansa, esta última banhada pelo Rio da Prata. A Praia El Emir fica do lado bravo e por isso é muito frequentada por surfistas, o que dá um ar mais jovial, além de ser bem localizada. Com certeza é uma das minhas praias favoritas. Atenção: no Uruguai, pancho (cachorro-quente) e choclo (milho) são vendidos em todas as praias e são uma ótimos para quando bater aquela fominha na areia 🙂

13h
Almuerzo sin culpa

Uma boa pedida é almoçar no restaurante Miró que fica logo em frente à praia e conta com um cardápio vasto, cheio de opções deliciosas para todos os gostos. Meu prato predileto são as milanesas trufadas com batata-frita.

15h
Glicose na veia

Provavelmente você já ouviu falar da sorveteria Freddo do Uruguai. É com certeza uma das mais famosas da região – eu amo o doce de leite granizado deles -, porém minha sorveteria favorita é a Gelateria Arlecchino, em especial o sabor montebianco que é uma mistura de sorvete de creme com bolachas e doce de leite. Me dá água na boca só de pensar.

Sorvete de creme com bolacha e doce de leite da Arlecchino: melhor gelato de Punta | Foto: Angelica Bucci

19h
Câmbio a favor

Impossível visitar Punta Del Este sem dar um rolê na Avenida Gorlero. Lá você encontra lojinhas de suvenires para presentear toda família e uma feirinha artesanal que rola na Plaza Artigas. Agora se você gosta de uma pegada mais fashionista, a Calle 20 conhecida como a rua das grifes é uma ótima pedida. Minhas lojas favoritas são a MAGMA e a Rotunda, ambas uruguaias e cheias de charme. Nessa região você encontra vários restaurantes e redes de fast food também. Se bater a fome depois das compras, minhas recomendações são os restaurantes El Secreto e Los Caracoles.

Dia 3

10h
Corrida com vista

As ramblas que contornam a península de Punta Del Este proporcionam uma paisagem deslumbrante. Dá até vontade de se exercitar. (É a única época do ano que eu corro, literalmente).

12h
Um parador para chamar de seu

Para mudar um pouco os ares e fazer aquele dia de praia perfeito, nada melhor que o parador I’marangatú que fica localizado na Praia Mansa, Parada 7. Administrado pelo Awwa Boutique Hotel, o parador oferece café da manhã, almoço, drinks, lanches… e uma localização incomparável.

Espreguiçadeiras no I’marangatú: para ser bem tratado na areia | Foto: Divulgação

20h
Jantar dos deuses

Para encerrar o findi uruguaio, o restaurante Lo De Tere é considerado um dos melhores de Punta e faz jus à fama. Localizado próximo ao porto, além de ter um ambiente muito agradável, a comida é divina. Meu prato preferido é o Como Dios Manda: olho de bife de vitela com crocante de miolo de pão e cogumelos. Daí é só brindar e começar a planejar a próxima viagem para o Uruguai.

Foto de abertura: Casa Pueblo | Crédito: malte/Unsplash