Vibes

Ressaca com ansiedade: será que você sofre de hangxiety?

Por
Adriana Setti

Acordar do avesso depois de uma bebedeira já é horrível. Mas, para algumas pessoas, o day after ainda traz um tremendo mal-estar psicológico, a hangxiety.

Acordar depois de uma bebedeira não costuma ser fácil pra ninguém: cabeça explodindo, boca seca, estômago do avesso… Mas, pra algumas pessoas, o pacote de horrores ainda vem acompanhado de um tremendo mal-estar psicológico. Isso tem até nome: “hangxiety” mistura de hangover (ressaca) com anxiety (ansiedade) em inglês.

Flashes de ontem

Créditos: Polina Tankilevitch / Pexels

O gatilho mais óbvio pra essa ansiedade é a velha ressaca moral: será que beijei fulano? Por que eu tinha que dizer aquilo? Sério que gastei tudo issoooooo! Como cheguei em casa? Mas há vários mecanismos cerebrais que estão por trás desse estado (aflito) de espírito.

Já nos primeiros drinks, o cérebro começa a liberar ácido gama-aminobutírico (GABA), conhecido como o “neurotransmissor da calma”. O álcool também desencadeia a produção de endorfinas e outras substâncias que causam sensação de prazer, além de bloquear o glutamato, aminoácido associado à ansiedade — e à memória.

O que é “hangxiety”?

Reprodução
Reprodução

Mas tudo o que sobe, desce. Inclusive o índice dessas substâncias que fazem a gente sentir que está “zuzu bem”. E, enquanto o corpo pedala pra colocar ordem na casa, esse desequilíbrio químico, somado a uma possível ressaca moral, pode gerar uma tempestade de nóias.

Um estudo holandês revelou que cerca de 12% das pessoas sofrem de hangxiety. Outra pesquisa, publicada na revista Personality and Individual Differences, descobriu que os mais tímidos tendem a ter níveis de ansiedade muito mais altos no dia seguinte do que os desinibidos. Pessoas que já são ansiosas normalmente também costumam engrossar as estatísticas.

Bola de neve

via GIPHY

O mesmo estudo também encontrou uma correlação entre ter ansiedade ruim e a chance de desenvolver um transtorno por uso de álcool, já que a bebida pode justamente amainar essa sensação temporariamente, gerando um círculo vicioso.

A dura verdade da hangxiety

Créditos: Cottonbro / Pexels

A má notícia é que, pelo menos por enquanto, não tem mágica: o melhor a fazer pra evitar uma ressaca ansiosa é beber com moderação, ou não beber.

Deu ruim?

Reprodução

Ao invés de ficar rolando na cama tentando inutilmente dormir, você pode caprichar na hidratação, respirar fundo, meditar e conversar com a galera sobre a noite anterior — dar umas risadas sobre o que rolou e saber que não é só você que está na lama pode ajudar bastante.

abandono-pagina
No Thanks