Vibes

Toda potência criativa de Ricardo Bueno em cartaz (e à venda) na Casa Diária

Por Laura Cesar -

É na sala 501 da Galeria Califórnia, prédio com assinatura de Oscar Niemeyer no centro de São Paulo e reduto de jovens artistas, que Ricardo Bueno externaliza toda sua potência criativa. Em papel de algodão, imprime sua paixão sobre os métodos geométricos e matemáticos utilizando primordialmente três materiais: tinta guache, tinta à óleo e lápis conté. Seu trabalho, que hoje explora bastante a figura humana de maneira abstrata e com cor, ultrapassará as fronteiras do seu ateliê e estará à mostra a partir deste sábado, 24 de agosto, na Galeria Lime, espaço para exposições da loja Casa Diária, em Pinheiros, SP.

Arte_Ricardo_Bueno

Entre monotipias, pinturas e desenhos, a exposição “Figuras e Cores” será um apanhado geral do que o artista já produziu em relação ao estudo de cores e composição de 2013 pra cá. “A ideia é contar um pouco dessa trajetória de pinturas abstratas, pinturas com estudos de cor e agora, de dois anos pra cá, da exploração da figura nesse espaço. Tem muito trabalho de pequenas dimensões. Eles possuem uma estrutura regular, isso relaciona com o espaço no campo”, afirma Ricardo. Além dos trabalhos, também ficarão expostos os seus cadernos de anotação, que revelam em desenhos e palavras a intimidade do seu pensamento e outras reflexões que permeiam o seu dia-a-dia.

O ateliê de Ricardo Bueno, na Galeria Califórnia

Antes de se dedicar à produção autoral, com projetos especiais e pinturas, Ricardo Bueno foi dono do Estúdio Cipó, em 2012, e diretor criativo da Galeria Nacional, loja de design brasileiro, durante cinco anos. Ele também é o criador da coleção de bancos Escher, cujo design e pintura buscam inspiração nas ilusões de ótica criadas pelo artista gráfica holandês M.C.Escher (1898-1972). Estão à venda da dpot, em São Paulo.

Com graduação em design de produto e pós-graduação em pintura contemporânea, ambos pela Belas Artes, sua intenção agora é se desprender um pouco do formalismo e mergulhar numa produção mais fluida. "Eu tenho buscado mais uma relação com a figura, inclusive pintando muito autorretrato. Dois desses trabalhos foram selecionados para o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba", diz.

ricardo-bueno-diaria-artes-plasticas-2

A exposição “Figuras e Cores” fica em cartaz até o final do mês, na Rua Artur de Azevedo, 1315. Depois disso, alguns trabalhos ficarão disponíveis no acervo da Casa Diária pra compra.

Arte_Ricardo_Bueno_

Caderno-de-desenhos_Ricardo_Bueno