Places

Rio Tavares: a Califórnia brasileira é aqui

Por
Ricardo Moreno

Emanando a cultura da praia e do surf, o Rio Tavares é como um pequeno país independente dentro de Florianópolis. Veja nossas dicas pra mergulhar no lifestyle do bairro.

Vizinho “de cima” do movimentado Campeche, o Rio Tavares é o bairro da vez em Florianópolis. Apesar da falta de planejamento urbanístico — não há ciclovias ou mesmo calçadas em alguns pontos —, carrega um ar californiano, com bares, restaurantes e lojas que emanam a cultura da praia e do surf. Veja nossas dicas pra experimentar esse lifestyle. 

A capital do Skate

A poucos metros da praia, a Hi Adventure é um dos epicentros da cena do skate na cidade. Tem duas pistas — uma coberta e um bowl ao ar livre —, lojinha e café. Em meio a uma criançada que já voa alto, você ainda pode topar com Pedro Barros, Bob Burnquist e outros campeões.

hi adventures skate park no rio tavares,em florianópolis
Uma das pistas de skate da Hi Adventures, no Rio Tavares, em Florianópolis | Foto: Hi Adventure/ @helgetscharn9321

Rango no Quintal

Os almoços de fim de semana têm destino certo: o Quintal Damô, conduzido pela cozinheira Mônica Pinto. As refeições são servidas ao ar livre no quintal de sua casa. O carro-chefe é a feijoada, que ficou de fora do cardápio durante o verão, mas já está de volta. Não deixe de pedir a caipirinha de tangerina. Já o Botânico, como o nome sugere, é repleto de plantas na decoração e serve bowls instagramáveis — mas também muito saborosos. Aos veganos, almôndegas plant based, acompanhadas de arroz negro, purê de lentilha com cenoura e salada coleslaw.

Entrada do restaurante Botânico, dentro do Multi Open Shopping, em Florianópolis | Foto: divulgação

Anywhere Office com Vista

Instalado no mesmo shoppingzinho a céu aberto onde fica o Botânico, o Tarrafa é o melhor e mais equipado coworking da região. É possível fazer pacotes mensais ou pagar diárias avulsas, com um bônus: vista bonita da restinga e da praia do Campeche.

Espaço de coworking do Tarrafa, dentro do Multi Open Shopping, em Florianópolis | Foto: divulgação

Surf no Pico da Cruz 

Mais vazio que o Campeche, o Pico da Cruz tem uma única barraca de praia que aluga guarda-sóis e cadeiras, além de vender cerveja, caipirinhas e água de coco. Para chegar, prepare as panturrilhas para a trilha de uns 500 metros de areia fofa que sobe e desce nas dunas.

Surf no Pico da Cruz, no Rio Tavares, Florianópolis | Foto: Bike Torres Surf Media/ @biketorres.surfmedia

Nem Hotel, nem Hostel

A melhor casa pra se hospedar em Rio Tavares fica no Pico da Cruz, dentro de uma mini vila. Tem dois quartos, dois banheiros, cozinha ultraequipada, pé direito alto e varandinha com rede. Cruze os dedos para encontrar dias vagos no Airbnb: https://bit.ly/37jo1hV

Izakaya Manezinho

Primeiro bar japonês da ilha, o Izakaya Nankin  abriu poucos meses atrás. A vibe é de boteco pé-sujo, mas da minicozinha saem algumas receitas japas que passam longe dos sushis e sashimis. Prove a porção de tempurá de tofus com gengibre e o bao, um paõzinho aerado levinho, com cogumelos marinados e pepino agridoce.

Área ao ar livre do Layback Casa Di Praia, no Rio Tavares, em Florianópolis
Bao de cogumelos do Izakaya Nankin

No Terreno do Campeão

Empreendimento do medalhista olímpico de skate Pedro Barros, o Layback é festa, é bar, é restaurante, é skate park e também uma marca de cerveja. Há vários espalhados por Floripa, mas o de Rio Tavares é o maior de todos. Justamente batizado de Casa Di Praia Layback, é quase pé na areia. Rolam festas, shows e movimentação o dia todo, principalmente ao cair da tarde nos fins de semana.

Foto de abertura: Cassiano Psomas/Pexels

abandono-pagina
No Thanks