Vibes

O ritual do cacau sagrado

Por
Dandara Fonseca
true

Ritual do cacau sagrado conquista cada vez mais adeptos. Saiba mais sobre o uso do fruto pra fins espirituais.

As maravilhas do cacau vão muito além do prazer de comer um bom chocolate e povos ancestrais já sabiam disso. Nos últimos anos, no entanto, algumas vertentes espirituais ao redor do mundo vêm adotando, entre as suas práticas, o ritual do cacau sagrado. Entre os benefícios prometidos, estão um aumento na capacidade de demonstrar afeto e até visões místicas. 

Das antigas

Pintura Maia que mostra o uso do cacau na civilização.

Segundo pesquisas recentes, o cacau teve origem na Amazônia. Mas foi há mais de 4 mil anos, na região da Mesoamérica, que os Maias e os Astecas o elevaram a um elemento sagrado. Ainda hoje, há povos na região que mantêm a tradição de fazer bebidas e rituais com o cacau. 

Nos holofotes

A popularização do culto ao fruto começou em 2003. O geólogo norte-americano Keith Wilson visitou San Marcos, na Guatemala, e postou nas redes suas meditações embaladas por preparados de cacau. Logo depois, muita gente passou a usar o fruto em cerimônias ao redor do mundo. 

Keith Wilson, geólogo conhecido por popularizar o ritual do cacau sagrado
Keith Wilson, geólogo norte-americano que popularizou o ritual do cacau. Créditos: Reprodução

No Brasil, 7º maior produtor de cacau, grupos xamânicos, umbandistas, tântricos, holísticos e quetais incorporaram aos poucos o ritual do cacau sagrado, utilizando uma mistura de pasta do fruto e água morna. Na zona cacaueira da Bahia, há vários retiros que permitem visitas às plantações e festejos na

Aguenta Coração

Segundo as “guardiãs”, mulheres com habilitação pra “abrir rodas e servir o cacau”, o principal benefício do fruto é a expansão do chakra cardíaco. Localizado no meio do peito, ele é responsável pelos nossos sentimentos e emoções. Por isso, os rituais do cacau sagrado costumam desatar muito choro e demonstrações de afeto.

Ritual do cacau sagrado. Crédito: Reprodução

“Primeiramente, o cacau nos ajuda a entrar em contato com um lugar muito feminino, silencioso e acolhedor, o mais próximo de um amor incondicional que conseguimos chegar com todas as nossas limitações como seres humanos”, diz Yasmin de Sá, terapeuta e guardiã que realiza uma roda por mês para servir o cacau só pra mulheres. 

Segundo ela, o cacau pode desencadear catarses, liberar memórias e colocar uma pessoa em contato com alguns traumas e visões. Por isso, é aconselhável que o primeiro contato seja feito com alguém que já tenha experiência. “O que estamos fazendo não é tomar um chocolate quente, mas sim resgatar um hábito ancestral”, explica.

Ritual do cacau sagrado
Crédito: Pexels

Também é ciência

Mas não é só espiritual. Segundo pesquisas, o cacau é rico em vitaminas e minerais que auxiliam na saúde cardiovascular, como o magnésio. Além disso, várias pesquisas também já mostraram que o fruto induz a liberação de serotonina e anandamida — neurotransmissor chamado popularmente de “molécula divina” por causar uma sensação de felicidade. 

Créditos da foto de abre: reprodução/temptress apothecary

abandono-pagina
No Thanks