Places

Santos: guia de como aproveitar a cidade

Por
Dandara Fonseca
true

Parques, restaurantes, bares e rolês culturais pra conhecer o lifestyle arejado de Santos, cidade solar a um pulo de São Paulo.

Localizada a menos de 80 km da capital paulista, Santos tem uma parte de seu território no continente e outra na chamada Ilha de São Vicente. Com 7 km de praia e o maior porto da América Latina, a cidade — que é dividida por canais — tem infraestrutura de metrópole, mas com um lifestyle bem praiano e próprio. Confira nossas dicas.  

Está no Guiness

Jardim da Orla de Santos, maior jardim de praia do mundo.
Jardim da Orla de Santos I Crédito: Sergio Furtado / Wiki Commons

A orla é emoldurada pelo maior jardim de praia do mundo segundo o Guinness World Records. Além de ser um lugar ótimo pra correr e andar de bike, tem alguns postos ao longo de seus 5 km de extensão que funcionam como espaços culturais, a exemplo do Cine Arte Posto 4 — com filmes fora do circuito comercial — e da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes. 

Mais verde

Emissário Submarino, em Santos
Emissário Submarino I Crédito: Rogerio Cassimiro / Wiki Commons

O Emissário Submarino avança 400 metros no mar e sustenta o Parque Roberto Mário Santini. Projetado por Ruy Ohtake, tem jardins, playgrounds, ciclovia, pistas de skate, mirante e uma escultura de Tomie Ohtake. Outros espaços verdes legais pela cidade são o Orquidário Municipal de Santos e o Jardim Botânico.

Das antigas

Museu do café
Museu do Café I Crédito: Silvia Trigo / Unsplash

Fundada em 1546, Santos também conta com várias atrações em seu centro histórico, como o Museu do Café, o Museu Pelé —  que é uma viagem pela vida do rei do futebol — a Casa da Frontaria Azulejada e o Teatro Coliseu. Também rola conhecer a região de bonde: o passeio dura 40 minutos e um guia conta a história por trás de cada ponto. 

Pinacoteca Benedicto Calixto
Pinacoteca Benedicto Calixto I Crédito: Divulgação
Monte Serrat, em Santos
Vista Monte Serrat I Crédito: Divulgação

Tire um tempo pra passear pela Tolentino Filgueiras, rua boêmia cheia de bares e restaurantes. Também vale contemplar a arquitetura e as obras da Pinacoteca Benedicto Calixto, mergulhar no Parque Estadual Marinho Laje de Santos e pegar o bondinho pra curtir um pôr do sol magnífico no Monte Serrat, antigo cassino localizado em um dos pontos mais altos de Santos. 

Onde comer

Restaurante Almeida
Restaurante Almeida I Crédito: Reprodução
Paru Restaurante
Paru Restaurante I Crédito: Reprodução

A REVO Manufactory é um restaurante e padaria pra todas as refeições. Já o Paru Restaurante é uma espécie de fast food de frutos do mar dentro do Mercado do Peixe de Santos. No Almeida você come uma ótima Meca Santista, um dos pratos mais famosos da cidade: filé de meca, farofa de banana e risoto de pupunha. Sobremesa e outras mini delícias é no Garni.

Onde beber

Baraçaí, em Santos
Baraçaí I Crédito: Reprodução
Casa Cinza
Casa Cinza I Crédito: Reprodução

Na ativa há mais de 30 anos, o Bar do Toninho é um dos mais tradicionais pra comer bolinho de bacalhau. Já no Boteco Seu Costa a boa pra acompanhar a cerveja gelada é a panceta. No Baraçaí rola tomar drinks com comida japonesa e a Casa Cinza é um mix de bar, surf shop, café e galeria de arte.

Onde ficar

Hotel Parque Balneário, em Santos
Hotel Parque Balneário I Crédito: Divulgação
Quintal da Bella Hostel
Quintal da Bella Hostel I Crédito: Reprodução

A Praia do Gonzaga e a Ponta da Praia concentram os melhores hotéis. O Parque Balneário tem uma piscina no terraço com vista pra toda a Baía de Santos. Outras boas escolhas de grandes redes são o Sheraton Santos Hotel e o Hotel Ibis Budget Santos Gonzaga. O Quintal da Bella Hostel é uma ótima opção mais em conta e vários apartamentos pra alugar em frente à orla.  

abandono-pagina
No Thanks