Entre a Serra da Canastra e o “Mar de Minas”, uma cidade cercada por mais de 130 cachoeiras, pra esfriar a cabeça, ver arte rupestre e comer muito queijo bom.
A 335 km de BH, a discreta São João Batista do Glória está situada entre a represa de Furnas e o Parque Nacional da Serra da Canastra. Menos explorada pelo turismo do que Capitólio, que fica a 61 km de distância, “o Glória” dá acesso a cerca de 130 cachoeiras, além de ter pousadinhas confortáveis e, claro, bons lugares pra provar o famoso Queijo Canastra in loco.
ESPORTES
mountain bike / trekking
NATUREZA
cachoeira / rio / serra
ROLÊS
cavalgada / trilha / quadriciclo
BOM PRA
desconectar / comer / arqueologia
MELHOR ÉPOCA
abril a outubro
Modo de usar

Boa parte das cachoeiras fica em propriedades particulares, que cobram entrada e são acessíveis de carro convencional nas épocas mais secas — informe-se sobre as condições. A Quilombo Turismo organiza passeios pelos arredores, incluindo cavalgadas e roteiros pelos hits da Serra da Canastra, a exemplo da nascente do São Francisco e da Casca D’Anta.

Cachoeira da Capitinga — A 13 km do centro, dá pra curtir bonitas formações rochosas e nadar em poços cristalinos, alimentados por mansas quedas d’água.
Retiro Vicking — Um dos grandes destaques, tem um circuito de trilhas e cinco cachoeiras belíssimas, a 30 km do centro — sendo 7 km por estrada de terra. Conta com banheiros, restaurante e hospedagem.
Paraíso Perdido — Com acesso fácil, a 22 km do centro, tem poços e cachoeiras interligados por uma trilha de dificuldade moderada (alguns trechos são íngremes). Conta com banheiros, restaurante e hospedagem.
Cachoeira do Filó — Fica a 24 km do centro e requer zero esforço — por isso, também é uma das mais movimentadas. Tem um grande poço e uma prainha.
Outros rolês

Capela do Rosário — De passagem pelo centro, vale conferir essa igreja erguida em 1823.
Letreiro do Glória — Um majestoso paredão rochoso guarda um sítio arqueológico com pinturas rupestres provavelmente feitas por nômades há mais de 11 mil anos.
Parque Mirante dos Canyons de Capitólio — A 31 km do centro, uma das vistas mais espetaculares da região.
Queijo Canastra


Venda da Canastra — Lojinha simpática no centro da cidade pra degustar e comprar os famosos queijos locais e outras delícias mineiras, como doce de leite, cafés, cachaças, licores etc.
Queijaria Quintal do Gloria — Agende uma visita pra conhecer os produtores de um queijo premiado no Mondial Du Fromage 2023, na França.
Queijaria Casarão — Recebe visitantes pra conhecer a produção em uma bonita propriedade que abriga uma cachoeira.
Onde comer

Cantinho de Minas — Cozinha mineira de mão cheia em um restaurante arejado e cercado de muito verde, com parquinho infantil, a 6 km do centro.
Cantina Mineira — Lugar simples com bufê farto de comida mineira de vó, no centro da cidade.
Onde ficar

Pousada Luz de Candeia — Perto do centro, com lindas vistas da serra, tem quartos com ar-condicionado e TV, além de cozinha compartilhada. Piscina e redes convidam ao relax na área comum.
Pousada Pôr do Sol — Como o nome sugere, entrega um pôr do sol incrível do jardim ou da varanda dos chalés, que são equipados com ar-condicionado, frigobar e TV, numa propriedade rural há 2,5 km do centro.
Vila Quintal de Casa — São duas cabanas charmosas e pet friendly pra alugar na plataforma Holmy, com ventilador, cozinha e terraço. A área externa tem fogo de chão, churrasqueira e redário.
Crédito da imagem de abertura: João Carlos Finamore / Wiki Commons