Bem ali onde o vento faz a curva, no ponto em que a costa do Brasil se volta ao norte, um dos maiores hotspots do kitesurf no país, com praias tranquilas ao redor e vibe hedonista.
Com os bons ventos, vieram velejadores de todos os cantos do mundo, e o vilarejo se desenvolveu em função do kitesurf. Hoje, São Miguel do Gostoso tem pousadas charmosas e restaurantes incrementados, além de uma vida noturna que ganha força no Réveillon. Se por um lado a cor do mar vai precisar de um filtro pra fazer bonito, o clima de verão eterno e a vibe hedonista fazem valer a viagem pra quem não veleja.

ESPORTES
kitesurf / wing foil / windsurf
NATUREZA
praia / duna petrificada / lagoa
ROLÊS
buggy / quadriciclo / passeio de barco
BOM PRA
velejar / caminhar
MELHOR ÉPOCA
setembro a janeiro
Praias

As praias da Xepa e de Maceió concentram as pousadas, os restaurantes e a vida noturna. Mas é na do Cardeiro e na Ponta do Santo Cristo que vale pegar uma praia, velejar e curtir o conforto de um beach club.
Tourinhos

A 6 km do centro, é a praia mais bonita da região — apesar das obras atuais no vilarejo. A grande atração local é o conjunto de dunas petrificadas, formado há mais de 2500 anos. Passeios de buggy e quadriciclo levam até lá e também à tranquila Praia do Marco. A Gostosense faz esses rolês.
Sol, sal e vento

Clube Kauli Seadi — Fundado pelo campeão mundial de windsurf catarinense que dá nome ao lugar, oferece cursos, aulas e aluguel de equipamentos, além de um bom restaurante, beach bar, hotel e loja.
Dr. Wind — Na ponta do Santo Cristo, é outro hotspot da galera do velejo, pilotado pelo windsurfista italiano Paolo Migliorini. Tem restaurante, day use e programação com DJs e música ao vivo.

Pra encontrar um lugar ao sol, beach clubs como o Idílico e o Nauan têm bons drinks, programação musical e petiscos. Se a ideia é uma barraca mais roots, vá de Sheiks ou Bar do Tico, na Praia do Cardeiro.
Água cristalina

Se por um lado o mar de Gostoso está longe de ser caribenho, os Parrachos estão logo ali, a 2 km da costa de Perobas, a uns 45 km. Um passeio de lancha rapidinho leva até piscinas naturais — cristalinas e morninhas — que se formam entre os corais na maré baixa.
Onde comer


Positano Pizzeria — Pizzaria comandada por italianos, com massa de fermentação lenta e alguns ingredientes importados de Nápoles.
Quintal Pizzaria — Pizza de forno à lenha e drinks com os pés na areia.
Borogodó — Cozinha brasileira com temperos do mundo, em um ambiente com vibe tropical contemporânea.
Mar de Estrelas — Não perca a peixada do restaurante da pousada homônima.

Sampei — Lugar certeiro pra comer peixes e frutos do mar fresquinhos.
Jardim do Serido — Um mexicano de mão cheia que também tem receitas regionais.
Genesis — Cozinha regional com um twist e boa carta de vinhos.
Gostoso Beer Tap House — Chopp artesanal feito em Gostoso e petiscos pra acompanhar.
Onde ficar


Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort — Na Praia do Cardeiro, bonitos bangalôs de materiais naturais se abrem pra um gramado com piscina de borda infinita.
Mi Secreto — As suítes decoradas com inspiração na natureza se abrem a um gramado de frente pro mar. Tem piscina, spa e um ótimo restaurante, o Mar y Brasa.
Vila Caju — Bangalôs bem aprumados e suítes espalhados ao redor de uma piscina, perto da Praia do Cardeiro.

Portofino Pousada — Essa pousada de design minimalista e inspiração mediterrânea tem 17 suítes em vários formatos e uma linda piscina, perto do centrinho.
Hara Pousada e Spa — Pousada com foco no bem-estar que oferece aulas de yoga, entre outras práticas. Conta com piscina e spa.
Pousada Enseada do Gostoso — Quartos compactos e bem equipados, com varanda, de frente pro mar.
Crédito da imagem de abertura: Otávio Nogueira / Wiki Commons