People

Seja nômade, seja feliz: uma lição inspiradora de como viver com menos

Por
Ricardo Moreno
Em
14 maio, 2015

Biquínis não ocupam muito espaço na mala. Recentemente ouvi essa frase de um casal de jovens empreendedores digitais, Prerna e Parag Gupta, ambos na faixa dos 30 e tantos anos, que decidiram se livrar de tudo o que era supérfluo – do carro aos equipamentos de ginástica, das pilhas de fotos velhas (devidamente digitalizadas) ao home theater – e por o pé na estrada. Deixaram para trás sua casa em São Francisco, na Califórnia, e resumiram suas vidas em uma mala, duas mochilas, um par de notebooks e uma cítara.

Apoiados na tecnologia, durante doze meses eles rodaram o mundo. Moravam em casas e apartamento alugados por meio do Airbnb enquanto continuavam trabalhando, remotamente, como freelancers – bastava tomada e wi-fi. Passaram pela Costa Rica, por El Salvador, pelo Panamá, pelo Sri Lanka, pela Suíça e pela Índia. Reaprenderam a valorizar coisas que haviam esquecido, como um café da manhã sem pressa e de preferência ao ar livre, e a importância de olhar nos olhos de outras pessoas e perguntar, com genuíno interesse, quem são elas e como estão. Aprenderam a surfar. Escreveram um livro.

P&P-1

Como nada é eterno, decidiram retornar Califórnia com a intenção de criar novos negócios e buscar investidores. O fato é que voltaram transformados. Doaram boa parte dos seus bens materiais e reorganizaram, em seus rankings mentais, a real importância de cada coisa na vida.

Assim como eles, centenas, milhares de pessoas estão fazendo o mesmo neste momento. Tenho um exemplo próximo: um amigo espanhol, Guillermo, dono de uma pequena companhia que representa empresas de tecnologia internacionais com interesse em entrar no Brasil, divide o seu ano assim: quatro meses por aqui, quatro meses na Califórnia e outros quatro meses na Espanha, entre Madrid e Barcelona. Sempre caçando o verão.

Ele já aprendeu que um biquiní, ou, no seu caso, uma sunga, e um Macbook Air não ocupam muito espaço na mala.

abandono-pagina
No Thanks