Vibes

Startups contra o desperdício de comida

Por
Adriana Setti

Conheça as empresas brasileiras que ajudam a combater o desperdício de comida — e saiba como comprar comida boa e barata com a ajuda delas.

Enquanto 33 milhões de brasileiros passam fome e 58,7% da população está em situação de insegurança alimentar — segundo pesquisa da Rede Penssan —, 27 milhões de toneladas de alimentos vão pro lixo anualmente no país. Diante de números tão alarmantes, uma série de startups vem nascendo com o propósito de evitar o desperdício de comida.

Faria Limers de olho

O app Refood ajuda a combater o desperdício de comida no Brasil; lá fora, unicórnios movimentam milhões l Reprodução: Instagram

Não é só filantropia. A tendência vem se fortalecendo porque também dá pra ganhar dinheiro evitando o desperdício. Unicórnios desse setor receberam investimentos milionários recentemente, a exemplo da Misfit Market, dos EUA, e da dinamarquesa Too Good to Go.

Comida boa com desconto e contra o desperdício de comida

O app Refood permite comprar alimentos excedentes de restaurantes, cafés, bares, padarias, mercados e hotéis de São Paulo pagando 66% menos. A comida vem em uma “sacola surpresa” e o pedido tem que ser retirado no local.

Delivery surpresa

Com o app Cheap Food dá pra comprar comida com até 70% de desconto em São Paulo, em Santos e no Rio de Janeiro. O pedido vem na Cheap Box, com itens surpresa, pra retirar na loja ou pedir em casa.

O que der e vier

O app Food to Save é outra ferramenta pra comprar comida de restaurantes, hortifrutis e padarias com até 70% de desconto, em Sacolas Surpresa separadas por tipos: Doce, Salgada, Mista. Atua no Rio de Janeiro, em São Paulo e em várias cidades do interior paulista. Tem delivery e retirada no local.

Múltipla escolha pra combater o desperdício de comida

Com o B4Waste você pode receber o pedido em casa, ir buscar ou até consumir em padarias, restaurantes e cafés de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a vantagem de escolher os produtos. Além de comida, tem cosméticos e itens para pets.

Juntando as pontas

Presente em 12 estados brasileiros, a Connecting Food desenvolveu um sistema de gestão para a doação de alimentos que já perderam o valor de mercado, conectando estabelecimentos com instituições sociais.

Linha direta

Unir os que querem doar a pessoas que precisam receber também é a proposta da Comida Invisível. As empresas doadoras podem contratar planos que dão acesso a métricas e indicadores sobre o desperdício e definem o destino de seus excedentes.

Créditos da imagem do abre: Yaroslav Shuraev

abandono-pagina
No Thanks