Vibes

Surf clássico: onda pequena, grande diversão

Por
Júlia Flores
true

Deslizar na marola, caminhar sobre a prancha, seguir o ritmo do mar: o revival do surf clássico é um convite pra transformar qualquer ondinha em uma viagem.

Quando os surfistas passaram a enfeitar o mar, lá pela década de 1950, as pranchas mais pareciam tábuas gigantescas do que equipamentos esportivos. Mas, apesar do log (tipo de prancha) assustar os leigos com seus quase três metros de extensão, quem estava na onda conseguia curtir qualquer marola com estabilidade, paz e conforto. Com o revival do surf clássico, cair na água só pra se divertir vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Surf clássico de escanteio

Rayane Amaral na onda l Créditos: Gabriel Klein
Rayane Amaral na onda l Créditos: Gabriel Klein

Conforme a vontade de explorar ondas maiores foi crescendo, o tamanho das pranchas diminuiu. Permitindo manobras mais arriscadas, as pranchinhas passaram a ser voltadas à performance que, muitas vezes, acaba gerando auto-cobrança e deixando a diversão (e o pranchão) em segundo plano.

Novas ondas

Em meados dos anos 1990, o sucesso do remake do filme The Endless Summer trouxe o primeiro revival do estilo clássico. Com a produção, renasceu a ideia de que o surf é um lifestyle, para além do esporte. Recentemente, com a maior busca por qualidade de vida no período pós-confinamento e o hype da cultura vintage, a pranchona voltou com tudo.

Shaper Caio Teixeira l Reprodução Instagram
Shaper Caio Teixeira l Reprodução Instagram
A shaper Joanna Campista cria "pranchas para a diversão" l Reprodução Instagram
A shaper Joanna Campista cria “pranchas para a diversão” l Reprodução Instagram

Shapers e coletivos movimentam a cena brasileira do longboard e do surf for fun. Caio Teixeira produz logs que entregam qualidade técnica e beleza. Joanna Campista, fundadora do INDIE Happy Boards, cria “pranchas para a diversão”. O trampo realizado pela galera do Marolas Nordestinas e de coletivos femininos de pranchão, como o Bailarinas do Mar, também colaboram para este revival do surf clássico no Brasil. 

Espaço da Small Riders Surf House fica no Recreio, no Rio de Janeiro

A Small Riders Surf House, no Recreio dos Bandeirantes, é um mix de studio criativo, bar, restaurante e general store com marca própria: um espaço de portas abertas que promove a arte, a música e o bem-estar através do surf clássico, onde sempre está rolando algum evento interessante.

Paraísos do long no Brasil

Praia do Rosa, em Santa Catarina, tem boas ondas pro surf clássico l Créditos: Cassiano Psomas / Unsplash
Praia do Rosa, em Santa Catarina, tem boas ondas pro surf clássico l Créditos: Cassiano Psomas / Unsplash

Não faltam picos pra se deliciar com marolas no litoral brasileiro. No Sul, a Praia do Rosa (SC) e Matinhos (PR) são bons exemplos. No Sudeste, a Praia da Baleia, de São Sebastião (SP), também tem condições favoráveis à pranchona.

Praia do Madeiro, em Pipa, é considerada um paraíso do longboard
Praia do Madeiro, em Pipa, é considerada um paraíso do longboard l Créditos: Eliab Alves

O paraíso do surf sem compromisso, no entanto, é o Nordeste, onde a combinação de água quente e ondas infinitas na altura do joelho faz a cabeça dos maroleiros. Visite a Praia do Madeiro, em Pipa (RN), a Praia Principal de Jericoacoara (CE) e Itacimirim (BA) se quiser vivenciar o melhor da cultura logger.

Uma simples marola pode ser uma viagem

Marolando com estilo

Gui Varella com o bucket hat da nossa Micro Aventura em parceria com a Allcatrazes l Créditos: Gabriel Klein
Gui Varella com o bucket hat da nossa Micro Aventura em parceria com a Allcatrazes l Créditos: Gabriel Klein

Pra surfar com categoria e protegido do sol, conheça o bucket hat da nossa coleção Micro Aventura em parceria com a Allcatrazes. A collab também conta com tote bag/mochila, pochete e minibag.

Nossa coleção em collab com a Allcatrazes já está à venda! Para comprar, clique aqui.

CRÉDITOS
Foto: Gabriel Klein
Styling: José Camarano
Beleza: Marcos Weverthon
Assistente styling: Paulo Henrique Rodrigues
Modelos: Anna Clara Menegale, Bala Baladinha, Emmanuel Duarte, Guilherme Varella, Rayane Amaral.
Agradecimento: Small Riders (@smallriders.surf)

abandono-pagina
No Thanks