Viver em um ambiente verde traz benefícios pro corpo e pra mente. Aqui, a gente lista as verdades (e os mitos) sobre a relação entre a flora doméstica e a saúde.
Você entra em um ambiente cheio de samambaias e já dá uma paz, né? Esse bem-estar que sentimos de imediato tem embasamento científico. Mas isso também não significa que tudo o que dizem por aí sobre ter um matinho em casa é verdade. Aqui, a gente esclarece alguns pontos e dá dicas pra quem quer ser “pai e mãe” de planta.

Comece com plantas fáceis

Cuidar de plantas pode não ser tão fácil como parece. Comece com espécies resistentes e que requerem pouca água, como espada-de-são-jorge ou suculentas. Lojas especializadas podem dar orientação sobre quais tipos são adequados pro lugar onde você mora, segundo quantidade de luz, espaço, umidade etc.
Um momento de autocuidado

O momento de cuidado com as plantas também funciona como uma pausa na correria, na qual você pode aproveitar pra respirar profundamente, pensar na vida, ouvir música e relaxar. A necessidade de fazer a planta sobreviver ajuda você a criar esse espaço no seu dia.

Seja no escritório ou no home office, plantas podem tornar o ambiente mais acolhedor e menos estressante — um vasinho na sua mesa já ajuda.

Limpa o ar?

Talvez você já tenha visto por aí uma certa lista elaborada pela NASA de plantas que supostamente ajudariam a purificar o ar. Um estudo posterior jogou um regador de água fria nessa crença. Segundo a pesquisa, pra isso funcionar, a quantidade de vasos precisa ser muuuuito maior do que as nossas casas costumam comportar.
Crédito da imagem de abertura: Steph Wilson / Unsplash