A 195 km de Porto Alegre, o trecho mais espetacular da costa gaúcha se revela em falésias basálticas, dunas e praias de areias claras.
Na divisa com Santa Catarina, esse balneário à beira do rio Mampituba abre parênteses na geografia do litoral gaúcho com belíssimos morros e falésias basálticas que avançam sobre o mar. A paisagem mais bonita da costa do Rio Grande do Sul pode ser vista do alto de seus penhascos e também do céu que, em abril, ganha um colorido especial com o Festival Internacional de Balonismo de Torres.

ESPORTES
surf / balonismo / paraglider
NATUREZA
falésia / praia / rio
ROLÊS
caminhada / passeio de barco
BOM PRA
viagens em família e com amigos
MELHOR ÉPOCA
novembro a abril
Praias


Praia da Guarita — É a beldade das praias de Torres, amparada por duas falésias, cercada de verde e coroada pela Torre da Guarita, um pináculo rochoso. Boa pra surfar.
Praia da Itapeva — Sossegada e bem preservada — diante do Parque Estadual de Itapeva — tem dunas e uma ampla faixa de areia ao sul da Praia da Guarita.
Praia da Cal — Entre o Morro do Farol e Morro do Meio, é boa pra surfar e tem uma das faixas de areia mais disputadas na temporada.
Prainha — Urbanizada e perto do centro, é cercada por um gramado que faz a alegria de quem não curte areia.
Praia Grande — A maior praia da cidade é urbanizada e concentra boa parte do movimento no auge da temporada de verão.
Passeios

Parque Estadual da Guarita — Essa unidade de conservação engloba a Praia da Guarita, além da Torre Sul e a Torre do Meio (ou Morro das Furnas), que podem ser acessadas por escadarias e caminhos que levam às melhores vistas da região.
Morro do Farol — Ponto de partida de voos de paraglider, é a falésia mais ao norte da cidade. Tem áreas gramadas e vistas panorâmicas.
Pra voar

Além de abrigar o Festival Internacional de Balonismo de Torres, a cidade tem empresas, como a Trip Balonismo e a Omega Balonismo, que fazem voos de balão. Também dá pra voar de paraglider com a Serra Mar.
Outros rolês

Ponte Pênsil — Uma passarela de 100 metros que conecta Torres a Passo de Torres, já em Santa Catarina, cruzando o rio Mampituba.
Ilha dos Lobos — De março a novembro, essa reserva recebe lobos e leões marinhos. Passeios de barco aproximam os turistas da ilha, mas não é possível desembarcar. Entre junho e outubro também pode rolar a sorte de avistar baleias jubarte.
Igreja Matriz São Domingos — Aos pés do Morro do Farol, perto da Prainha, essa bonita igreja foi inaugurada em 1824 com traços neoclássicos e neogóticos.
Onde comer


Cantinho do Pescador — Há 50 anos, um porto seguro pra comer peixes e frutos do mar à beira do rio.
Peña del Sur — Parrillada (churrasco) à moda uruguaia e carta de vinhos reforçada.
Taberna Bistrô — Carnes nobres, frutos do mar, receitas italianas e drinks caprichados.


Meni’s Confiteria — Vende tortas, pães artesanais, empanadas, docinhos e outras coisas gostosas.
Manjericão Pizza na Pedra — Serve pizza de massa fininha preparada no forno à lenha.
À Lenha — Pizzas, hambúrgueres e bons cortes de carne são alguns dos destaques.
Onde ficar

Baluarte Pousada — De frente pra Praia da Cal, tem quartos com janelões do teto ao chão com vista pro mar, decorados com cores neutras e design minimalista.
Mala e Tudo — Pousada aconchegante com quartos compactos decorados individualmente, entre a Prainha e a Lagoa do Violão.
Lua Bella — Bem na frente da Praia Grande, os quartos mais incrementados têm pé direito alto, piso de taco e varanda com vista pro mar.
Casa de Oliveira Hostel — A 1 km da Praia Grande, esse hostel tem uma pequena piscina e churrasqueira.
Crédito da imagem de abertura: Germano Roberto Schuur / Wiki Commons