Places

Trancoso: dicas boas e baratas pra curtir o vilarejo baiano

Por
Adriana Setti
true

Confira rolês e lugares low profile pra aproveitar a vibe e a natureza de Trancoso, longe da cena ostentação.

Trancoso não é só beach clubs “exclusivos” e restaurantes caros. No alto de uma falésia, a vila colorida que é Patrimônio Mundial da UNESCO tem quilômetros de praias ao redor, brisa constante, povo hospitaleiro e um dia-a-dia que segue o ritmo das marés. Siga nossas dicas pra explorar Trancoso com os pés no chão.

Pega o cooler e vai

Dicas boas e baratas para aproveitar Trancoso
Praia do Rio da Barra | Crédito: @giovannarusso___

Longe do burburinho das barracas, o melhor programa é se refugiar nas praias mais distantes do Quadrado. A do Rio da Barra (ao norte), Patimirim e Itaquena (ao sul), quase desertas e sem infraestrutura, são muito frequentadas por moradores em busca de natureza e silêncio.

Simples é lindo

Dicas boas e baratas em Trancoso
Vista Seu Bomfim | Crédito: @giovannarusso___

O melhor lugar pra ver o pôr do sol na região fica no alto do Vale dos Búfalos, onde Seu Bomfim recebe em sua casa pra uma galinhada rústica preparada pela esposa. Ali do sítio, das mesas suspensas sobre o imponente Rio dos Frades, é possível saborear a vida de roça e avistar o Monte Pascoal ao fundo. 

Pra suar

Trancoso Vaa
Trancoso Vaa | Crédito: Divulgação
Natural Eco Bike | Crédito: Divulgação

A Trancoso Vaa leva pra remar de canoa havaiana nas manhãs, enquanto a Ohana dá aulas de surf. Pra galopar, o canal é a Passeio a Cavalo. Se a ideia for jogar capoeira, procure a Capoeira Sul da Bahia Trancoso. A Natural Eco Bike organiza expedições em duas rodas.

Na beira do rio

Bar do Aranha
Bar do Aranha | Crédito: @bardoaranha_ / Reprodução
Vale do Quadrado, em Trancoso
Vale do Quadrado | Crédito: @boraprovale / Reprodução

O Bar do Aranha é ponto de encontro dos moradores, com cerveja gelada e petiscos servidos de frente pro mangue. Também às margens do rio Trancoso, o Vale do Quadrado é um novo espaço frequentado por moradores com quadras de beach tennis, área infantil e café. Perfeito para um drink pós-praia embaixo de lindos dendezeiros.

Onde comer

Tapioca da Elma
Tapioca da Elma | Foto: Reprodução
Tapioca da Sandra | Foto: Reprodução

A Tapioca da Elma e da Sandra ficam na entrada do Quadrado e são ótimas opções pra uma refeição típica, saborosa e acessível, com atendimento caloroso, sabores variados e banquinhos na rua. Abre no fim da tarde e é o ponto estratégico pra acompanhar o movimento da praça. 

Onde beber

O Ginger fica no Beco do Quadrado, logo ao lado do Capim Santo. O espaço interno é bem pequeno e o gostoso é ficar em uma das mesas improvisadas do lado de fora, montadas entre muretas, pufes e almofadas. Tem clima descontraído, comidinhas boas e o melhor bloody mary do vilarejo.

Bar Ginger, em Trancoso
Ginger | Crédito: @libr_e_ana
Bood Mary do Ginger

O Ginger fica no Beco do Quadrado, logo ao lado do Capim Santo. O espaço interno é bem pequeno e o gostoso é ficar em uma das mesas improvisadas do lado de fora, montadas entre muretas, pufes e almofadas. Tem clima descontraído, comidinhas boas e o melhor bloody mary do vilarejo.

Onde ficar

Pousada Seis e Meia
Pousada Seis e Meia | Crédito: Divulgaç
Capim Santo, em Trancoso
Capim Santo | Crédito: Divulgação

A Pousada Seis e Meia tem preços acessíveis para os padrões locais e essência vinculada à história dos pescadores de Trancoso. Já a Capim Santo, de alto padrão, preza pela sustentabilidade e a gastronomia. Não deixe de passar pra tomar café da manhã, considerado um dos melhores da cidade.

Crédito imagem de abre: @vitorbremer_

abandono-pagina
No Thanks