Nesse calorão, o jeito é fazer turismo noturno – aproveitar a vida depois que o sol se põe, ou nas primeiras horas da manhã.
No relatório de tendências de viagem pra 2025 do Booking.com, o turismo noturno aparece em primeiro lugar. Com tanto calor, atrações como museus e parques estão adaptando os seus horários, ao mesmo tempo em que surgem novas opções de lazer pra curtir depois que o sol se põe.
À medida que as temperaturas globais continuam a subir e o calor do dia se torna desconfortável pra muitos — especialmente quando se trata de visitar atrações turísticas lotadas —, as pessoas planejam cada vez mais as suas viagens em torno de destinos que oferecem atividades durante a noite e nas primeiras horas da manhã.
Fonte: Trecho do relatório Travel Reinvented: Booking.com’s 2025 Travel Predictions

Turismo de escuridão
O hype do turismo noturno também tem a ver com o fascínio por um fenômeno cada vez mais escasso: a escuridão. Além de serem um refúgio do calor, os lugares afastados da poluição lumínica são ideais pra observar o céu e se conectar com a grandeza do cosmo.
“O legal das aventuras noturnas é que você vê vários lados diferentes de um destino.”
Stephanie Vermillon, autora do livro “100 Nights Of A Lifetime: The World’s Ultimate Adventures After Dark”, à BBC

Esperar a noite cair pra aproveitar a vida não é novidade, claro. Nos lugares mais quentes do planeta, o lazer noturno acaba sendo parte da cultura local. Um bom exemplo são os mercados noturnos de países africanos e asiáticos, que fervem com barraquinhas de comida, bugigangas, artesanato, música e, acima de tudo, o vaivém de pessoas em busca de uma brisa.

Turismo noturno pelo mundo
– Mercado noturno de Luang Prabang, Laos
– A fervilhante praça Jemaa el-Fna, em Marrakech, Marroco
– Observação de estrelas no deserto da Namíbia
– A feira de comidas de Forodhani Gardens, em Zanzibar, Tanzânia
– Safári noturno no Parque Nacional de South Luangwa, Zâmbia
– Observar o céu no Deserto do Atacama, Chile


Na orla
João Pessoa é um bom exemplo de como a cidade floresce após o entardecer, com sua orla repleta de gente se exercitando, batendo papo, brincando com as crianças e aproveitando as feirinhas, playgrounds e outros equipamentos do calçadão. Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió são outros exemplos.

Turismo noturno no Brasil
– Observar o céu no Jalapão, Tocantins
– Focagem de jacarés no Rio Negro, Amazônia
– Passeio de balão ao amanhecer na Chapada dos Veadeiros
– Safári noturno no Pantanal, Mato Grosso do Sul
– Banho de lua nas piscinas naturais de Maceió, Alagoas


Crédito imagem de abertura: Pramod Tiwari / unsplash