Solar Vibes

Um roteiro de bike por Santa Catarina, passando por praias, picos de surf e cachoeiras

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Com 210km, o Circuito Costa Verde e Mar passa por 8 cidades do litoral, incluindo Balneário Camboriú e Bombinhas.

Pedalar longe do stress do trânsito, curtir o visual sem pressa e surfar em cada parada é a rotina de quem encara o Circuito Costa Verde e Mar, um dos destinos de cicloturismo mais bem estruturados do Brasil. Com 210km de extensão, o itinerário circular cruza 10 cidades de Santa Catarina, sendo 8 delas no litoral. Partindo de Balneário Camboriú, um dos picos mais fervidos do sul do país, a rota sobe a costa passando por Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras. Depois, atravessa arrozais, rios com cachoeiras e casinhas de arquitetura alemã em Ilhota e Camboriú, no interior. No trecho final, o caminho volta à beira-mar, passando por Bombinhas e Itapema.

O percurso dá preferência às estradinhas de terra, ciclofaixas e ruas urbanas, desviando das estradas asfaltadas sempre que possível. Mesmo assim, pra fazer essa bike trip com mais tranquilidade, vale evitar os feriados e o auge da temporada de verão, tanto pra driblar o trânsito como o calor, que multiplica o esforço. Não é preciso ser atleta pra embarcar nessa. Mas o circuito exige um preparo físico razoável, já que, entre uma praia e outra, os morros dão um toque de desafio à viagem (além de altas vistas). Quem quiser pegar mais leve ou só sentir um gostinho, pode fazer apenas um trecho. No litoral, a etapa que exige menos físico e técnica é a que vai de Itajaí ao Balneário Piçarras, passando por Navegantes e Penha. 

Entre os principais picos de surf da rota estão a praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas, com sua onda que quebra no canto direito, estilo point break. E também a fábrica de tubos da Praia Brava de Itajaí, que (em tempos normais) também é um dos hotspots da ferveção em Santa Catarina. Entre um pedal e outro, ainda dá pra mergulhar em Bombinhas, remar de stand-up paddle em Porto Belo e fazer trilhas até as cachoeiras de Itapema e Penha — ou simplesmente se jogar numa das praias do circuito. O app Costa V&M, disponível pra iOS e Android, tem informações turísticas sobre cada destino. Já no site (costaverdemar.com.br), dá pra baixar o gráfico de altimetria, guias e mapas, além de ver a lista de empresas que alugam bikes, dão suporte e organizam esse pedal em grupos. Se quiser um certificado pra pendurar na parede, inscreva-se (grátis) pelo site. 

Foto de abertura: ODP | lobi.com.br

Rota dos Paraísos

Descobrir os destinos mais solares do Brasil. Buscar inspiração e voltar a se conectar com a natureza. Aqui e na plataforma This Is Living, da cerveja Corona, você encontra dicas exclusivas de destinos, pessoas e tendências que não estão no guias de viagem. Tudo feito pelas duas marcas que mais entendem e gostam de verão no Brasil. Se for dirigir, não beba.