Um manual para usar a infra de cafés sem infernizar a vida dos outros.
Café não é propriamente um coworking — e muito menos a sala da sua casa. Veja nossos toques pra você aproveitar o ar-condicionado, o wi-fi e o capuccino desses lugares pra trabalhar, mas sem infernizar a vida dos outros.
Não dê prejuízo aos donos dos cafés
Café não é ING. Faça um consumo proporcional ao tempo que você pretende passar lá dando expediente. Rola ficar o dia todo trabalhando e só pedir um espresso? Até rola. É de bom tom? Não, não é de bom tom.
Não se espalhe nos cafés

Ocupe o mesmo espaços dos outros habitués. Ou seja, uma mesa e uma cadeira. Vai almoçar? Desmonte o circo e coma no mesmo lugar. Se você trabalha com três monitores ao mesmo tempo, HDs externos e impressora 3D, talvez esteja precisando pagar um coworking.
Modere o volume

Em cafés, fale baixo, principalmente em reuniões on-line ou ao telefone. Sempre (SEMPRE!) use fones de ouvido, mesmo pra ouvir aquele áudio “rapidinho” do WhatsApp.
Entre e não fique (tão) à vontade. Nada de tirar os sapatos, colocar o pé na mesa ou lixar a unha enquanto baixa um arquivo.
Não monopolize os cafés

Em alguns cafés, rola até marcar reunião. Mas, nesse caso, avalie se o número de pessoas e a duração desse encontro não vão atrapalhar os demais frequentadores ou ocupar um espaço desproporcional ao que a galera vai consumir.
Gostou das dicas? Lembre-se: a regra básica é ter bom senso.
Crédito da imagem do abre: Helena Lopes / Pexels