Places

Vai curtir o verão na Europa? Tudo o que você precisa saber está aqui

Por
Adriana Setti

Verão na Europa: se por um lado o clima é de alegria e alívio, a volta do turismo também deve causar alguns efeitos colaterais…

O verão nem começou oficialmente, mas o clima festivo que chega com o calor já se instalou nos cantos mais ensolarados da Europa. Com vouchers acumulados de viagens que não rolaram, grana economizada e muita vontade de cruzar fronteiras, milhões de pessoas terão a Europa como destino entre junho e setembro. É lindo ver tudo funcionando de novo? Sim. Mas também convém se preparar pra enfrentar uns perrengues chiques:

Filas nos aeroportos

Foto: Connor Danylenko / Pexels

Depois de anos operando abaixo da capacidade, aeroportos e companhias aéreas ainda estão com equipes reduzidas — e dificuldade pra fazer novas contratações. O resultado? Longas esperas pra tudo na Europa: controles de segurança e de passaporte, retirada das malas… Em Lisboa a fila da imigração bateu 2h na semana passada.

Festivais lotados na Europa

Créditos: Wendy Wei / Pexels

Os festivais voltaram! Yuhu! E assim como você, as empresas por trás desses grandes eventos também estão querendo tirar o atraso. O Primavera Sound de Barcelona foi apenas uma amostra do que pode estar por vir no verão na Europa: muito mais gente na pista e uma Via Crúcis no circuito breja-xixi.

Serviço precário em hotéis, bares e restaurantes

Créditos: Marcus Herzberg / Pexels

A pandemia atingiu a hospitalidade em cheio e muita gente que trabalhava nesse setor mudou de vida e não pretende voltar atrás. Na Espanha, por exemplo, uma potência do turismo, a falta de mão de obra em hotéis, bares e restaurantes é um dos assuntos do momento. E isso já está se refletindo no serviço.

Aluguel de carros nas estrelas

Créditos: Prateek Katyal / Pexels

Devido às paralisações nas fábricas ao longo da pandemia, as locadoras de automóveis ainda não conseguiram repor a frota da qual abriram mão. Com pouca oferta e um boom na procura, os preços dispararam — em alguns países, eles chegam a triplicar as tarifas de 2019.

Verão na Europa? Prepare o bolso!

Não foi só no Brasil que a inflação disparou nos últimos meses. Entre a pandemia e a Guerra da Ucrânia, tudo está mais caro na Europa. Em maio, a inflação na Zona Euro bateu um recorde histórico com 8,1% empurrada pelo preço dos alimentos e do combustível. Isso repercute dos bilhetes aéreos aos drinks no bar.

O despreparo para a volta do turismo é um dos assuntos da vez no noticiário europeu. Com o avanço da temporada, alguns desses problemas logísticos devem ser resolvidos. Mas, ainda assim, vale a pena recalcular o orçamento pra dar conta da inflação, ficar mais em cada lugar pra evitar os deslocamentos — tanto pelos preços como pelas filas — e, se possível, evitar o mês de agosto, que promete ser o mês mais congestionado dos últimos tempos.

Fotos de abertura: Federico Giamperi (Unsplash) / Manu Fernandez (AP)

abandono-pagina
No Thanks