Quer ficar praticamente a sós com falésias multicoloridas, coqueirais e alguns dos mais belos encontros de rio e mar do Brasil? Então passe pro lado.
foto: emerson gomes / wiki commons
Esse achado fica a apenas uma hora de João Pessoa, entre as famosas Tambaba e Praia de Coqueirinho. Protegida por uma poderosa falésia colorida, lembra a Praia do Madeiro, na Pipa, só que praticamente intocada. Leve água e comida, desça a falésia por uma escadinha próxima ao mirante de Tambaba e esqueça o mundo.
foto: adriana setti
Próxima da divisa com Pernambuco, as águas escuras do Graú serpenteiam lindamente até desaguarem no mar, em uma vasta faixa de areia amparada por falésia e Mata Atlântica. Leve água e piquenique — mas vale saber que há um beach club do outro lado do rio, já na Praia de Barramares.
foto: matheus silva / wiki commons
Pouca gente ouviu falar dessa beldade na foz do rio homônimo, a 55km de João Pessoa, à qual só se chega de buggy ou 4X4. Totalmente virgem, com lindas falésias, é uma área de proteção e ponto de desova de tartarugas.
foto: matheus silva / wiki commons
Na maré baixa, dá pra aproveitar as piscininhas naturais que se formam na praia, com temperatura de ofurô. Já na maré alta, o visual no rio é lindo demais no pôr do sol. Leve comida e bebida pra passar o dia.
foto: emerson gomes / wiki commons
Num dos trechos mais preservados do litoral da Paraíba, o Camaratuba serpenteia num ziguezague perfeito até despejar suas águas avermelhadas numa praia de areia dourada cercada de verde, coqueiros e sossego. Há algumas barracas próximas da foz do rio.
foto: adriana setti
A 90km de João Pessoa, Baía da Traição é a porta de entrada para uma série de praias do pouco explorado Litoral Norte da Paraíba. Ao norte da cidadezinha, a de Tambá é uma preciosidade, com falésias imponentes e ondas boas pro surf.
foto: matheus silva / wiki commons
Um pouco ao sul de Barra de Camaratuba (dá pra acessar a pé cruzando o rio Camaratuba), é um vasto trecho de praia virgem, protegida por uma reserva indígena, onde o sistema de falésias que marca o litoral da Paraíba dá seu último suspiro.
foto: adriana setti