O segundo menor litoral do Brasil — depois do Piauí — tem praias e ilhas protegidas por parques naturais, entre outras boas surpresas.
Foto: Ricardo Moreno
Um dos principais vilarejos da ilha, Nova Brasília tem boas praias ao redor, como a do Istmo, a do Farol e a da Fortaleza. Mas vale muito pedalar na direção oposta até a sossegada Praia Grande, com areia batida e cercada de vegetação.
Foto: Nathan Chore / Wiki Commons
De Encantadas, outro vilarejo da Ilha do Mel onde é possível se hospedar, a boa é pegar a trilha curta que leva até a Gruta das Encantadas, uma fenda em um paredão, acessível por uma passarela. Depois, siga caminhando até chegar ao Morro do Sabão e, do outro lado, à preservada Praia do Miguel.
Foto: Leandro Migliani / Wiki Commons
Na divisa do Paraná com São Paulo, o Parque Nacional do Superagui tem mais de 40 km de praias, Mata Atlântica virgem e o aconchego das comunidades caiçaras. Uma trilha fácil de uns 40 minutos vai do vilarejo de Barra do Superagui até a Praia Deserta.
Foto: Nenrique Rosa / Wiki Commons
A uma curta viagem de barco da Ilha do Superagui, também integrante do Parque Nacional do Superagui, a Ilha das Peças é o destino certo pra pedalar pela praia, em um circuito que tem de 14 km (ida e volta), partindo da Vila das Peças.
Foto: Almo Santanai / Wiki Commons
Também conhecida como Praia Brava de Guaratuba, é um dos trechos de praia mais tranquilos da cidade, com ondas razoáveis pra surfar e acesso à Trilha do Morro do Cristo, de onde se tem bonitas vistas.
Foto: Ricardo Moreno
Bem na divisa com Santa Catarina, o litoral do Paraná dá o último suspiro no ponto onde o rio Saí-Guaçu deságua no mar, desenhando uma ponta de areia clara protegida pela vegetação.
Foto: Chico João / Wiki Commons